Internet

Game of Thrones: primeiro episódio foi visto ilegalmente mais de 55 milhões de vezes

Para evitar ser vítima de programas maliciosos disfarçados de séries de TV, é importante tomar algumas medidas.

18/04/2019 às 15h29, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O primeiro episódio da última temporada de Game of Thrones, que foi ao ar no domingo 14, foi assistido ilegalmente 55 milhões de vezes nas primeiras 24 horas; sendo 12,2% via downloads e 11,3% via torrents. De acordo com uma análise recente publicada pela Kaspersky Lab, os filmes ilegais e downloads seriais são frequentemente usados como disseminadores de malware. Neste caso, os fãs de Game of Thrones correm um risco maior: em 2018, a série foi responsável por 17% de todo o conteúdo pirata infectado em todo o mundo, com 20.934 usuários atacados.

“Nossa análise mostra claramente que os distribuidores de malware exploram programas de TV com alta demanda em sites pirateados: em geral, são dramas ou séries de ação promovidos ativamente. Os primeiros e últimos episódios, que atraem o maior número de espectadores, provavelmente estarão em maior risco de falsificação maliciosa. Os fraudadores online tendem a explorar a lealdade e a impaciência das pessoas, portanto podem prometer material novo para download que, na verdade, é uma ameaça cibernética. Como a última temporada de Game of Thrones já começou, gostaríamos de alertar os usuários de que é altamente provável que haja um aumento na quantidade de malware disfarçado de novos episódios desse programa”, alerta Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

Para evitar ser vítima de programas maliciosos disfarçados de séries de TV, é importante tomar algumas medidas:

-Só use serviços legítimos de reputação comprovada para produzir e distribuir conteúdo televisivo;

-Preste atenção à extensão do arquivo baixado. Mesmo os episódios de séries de TV de uma fonte que você considera confiável e legítima, devem ter a extensão .avi, .mkv ou mp4, mas com certeza não pode ser um .exe (arquivo executável);

-Preste mais atenção à autenticidade dos sites. Só acesse sites que permitam assistir séries de TV quando tiver certeza de que são legítimos e seu endereço começa com ‘https’.

-Antes de iniciar o download, verifique se o site é genuíno, conferindo o formato do URL e a ortografia do nome da empresa;

-Não clique em links suspeitos, como aqueles que prometem a visualização antecipada de um novo episódio. Verifique e acompanhe a programação da série.

-Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Security Cloud, para ter uma proteção abrangente contra diversas ameaças.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade