Toque Esportivo

Governo da Bahia inicia mobilização de universidades para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs)

O evento esportivo, que acontece em outubro, volta a ser realizado no estado após 51 anos e tem expectativa de reunir cinco mil atletas de todo o Brasil.

17/04/2019 às 09h22, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com a instalação, na próxima terça-feira, dia (23), às 14h, do Comitê Organizador dos Jogos Universitários Brasileiros/2019, que este ano terá a Bahia como estado-sede, o Governo do Estado dá a largada para a realização do evento esportivo, marcado para acontecer em outubro. A data foi aprovada na tarde de ontem (16/04), durante reunião realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, no CAB, com participação de representantes das universidades estaduais Uneb, Uesc, Uefs, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube) e Federação Atlética da UFRB.

Coordenada pelo secretário do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães, e pelo diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, tendo também a presença do secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, a reunião foi a primeira a ser realizada para discutir o JUBs com instituições públicas de ensino superior. O propósito foi apresentar toda a estrutura e organização dos jogos, que serão disputados em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas e são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo da Bahia.

“A realização do JUBs não é um acontecimento qualquer, e volta a ser realizado na Bahia após 51 anos. Vamos ter a oportunidade de reunir quase cinco mil estudantes atletas universitários de todo o Brasil durante seis dias de competição. Além de estimular a prática esportiva nas universidades, nossa expectativa, ao sediar esses jogos, é fomentar também o turismo do esporte em nosso estado”, destacou o secretário Davidson na abertura dos trabalhos.

Coube a Vicente Neto apresentar aos convidados toda a estrutura do JUBs. Ele observou que a última vez que os jogos universitários aconteceram na Bahia foi em 1968, em plena ditadura militar e quando o estado tinha apenas uma universidade federal, a UFBA. “Meio século depois, temos várias Universidades públicas federais e estaduais, institutos federais e dezenas de particulares. Assim, estamos trabalhando para um público alvo infinitamente maior do que no passado. Nossa expectativa é fazer um grande evento, envolvendo o maior número possível de estudantes baianos e deixando um legado importante para essas instituições de ensino”, afirmou o diretor.

Mobilização – Após essa apresentação coletiva, a Sudesb irá in loco a cada instituição de ensino fazer a sensibilização das universidades e dos estudantes. Para tanto, cada unidade de ensino superior será procurada para o agendamento desta visita presencial, programada para acontecer agora em abril e no mês de maio.

Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Iracema Santos Veloso falou da importância do convite feito às instituições para participarem da discussão. “Muito bom estarmos participando desta construção, que é coletiva. A Ufob, uma instituição de apenas cinco anos, começa a investir forte no esporte, por entendermos a importância dessa prática para recepcionar e adaptar o estudante que chega à nossa instituição, como também para manter aquele que já está desenvolvendo as atividades pedagógicas”, diz a reitora.

Quem também está entusiasmada com a realização do JUBs na Bahia é a presidente da Federação das Atléticas da UFRB, Paloma Rosa Costa. “Muito bom ver isso acontecendo tão perto da gente. Nossa expectativa é contribuir e construir junto esses jogos. Estamos muito felizes em vislumbrar a possibilidade de ver o crescimento dos jogos universitários em nosso estado, ganhando a abrangência e importância para que a vivência do aluno na Universidade seja ainda mais saudável e válida”, destaca a estudante.

Juba – A participação dos atletas da Bahia na etapa nacional será definida nas seletivas dos Jogos Universitários da Bahia (Juba), que acontecem de 21 a 25 de agosto. Presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube), Simon Vasconcelos falou de sua expectativa de ter uma grande participação de atletas baianos nas duas etapas.

“Com o envolvimento de secretarias estaduais de governo na mobilização das universidades, estou confiante de que iremos fazer dois grandes eventos, reunindo um grande número de estudantes atletas”, disse.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade