Cultura

Circulação da Música Afrobaiana encerra atividades na África do Sul e segue para Moçambique

Artistas baianos retornam para o Brasil no próximo dia 22.

16/04/2019 às 09h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As atividades do projeto “Circulação da Música Afrobaiana 2019” estão em pleno vapor na cidade de Pretória, na África do Sul. O mestre Bel da Bonita, o músico/educador Ravel Conceição e o produtor/documentarista Uyatã Rayra – integrantes do grupo Africania – realizaram na última quarta-feira (10) a oficina “Ritmos do Forró” com os estudantes de duas turmas da escola primária Bud -Mbelle. As fotos e os vídeos refletem o clima de alegria e descontração que pairou no momento.

Fotos: Uyatã Rayra

A atividade fez parte da programação oficial da Embaixada do Brasil na África do Sul, que promove a ação “Brasil nas Escolas”, através do Centro Cultural Brasil-África do Sul. Provenientes da cidade de Feira de Santana, os artistas sentem-se orgulhosos em difundirem a cultura do sertão baiano na África do Sul.

No dia 8 de abril o cronograma contou com a realização da palestra “Influências do Samba no Forró”, na qual foi exibido o documentário “Os 8 Baixos de Bié”. Já no dia 9 de abril foi realizada a oficina rítmica de “Samba de Roda do Sertão”.

A partir de agora o projeto se direciona para a cidade de Maputo – capital de Moçambique –, na qual serão realizadas atividades no período de 17 a 20 de abril. “Sinto-me semente nessa reconexão com a Terra Mãe”, afirma o mestre Bel da Bonita.

Os artistas feirenses também foram recebidos na Embaixada do Brasil no África do Sul pelo embaixador Nedilson Jorge e pelo diretor de Cultura da Embaixada Rafael Leal.

O projeto foi aprovado na 4ª Chamada do Edital de Mobilidade de 2018 e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

A ação conta ainda com o apoio cultural do programa Flotar e o apoio institucional da Embaixada do Brasil na África do Sul e da Embaixada do Brasil em Moçambique através dos seus Centros Culturais. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade