Saúde

Feira de Santana recebe mais de 70 mil doses de vacinas contra a gripe

O dia D de vacinação será no dia 4 de maio, porém as vacinas já estão disponíveis e a campanha segue até o dia 31.

15/04/2019 às 10h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Daniela Cardoso

A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou a vacinação contra a gripe em Feira de Santana. As vacinas, inicialmente são 72 mil doses, já estão sendo distribuídas para as unidades de saúde. A enfermeira Neusa Santos de Jesus Silva, supervisora da Vigilância Epidemiológica (Viep), destacou que a campanha segue até o dia 31 de maio.

“Já estamos recebendo essas vacinas e distribuindo para as unidades de saúde, tendo em vista que já estamos no período sazonal, com a mudança do verão para o outono e também com a proximidade da Micareta, é importante que a população de grupos prioritários, recebam a dose da vacina da gripe”, destacou.

A enfermeira explicou que a vacina abrange a H1N1, H3N2 e a influenza tipo B. segundo ela, a vacina tem uma sensibilidade de atingir esses três vírus e o paciente com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, quando toma a vacina, pode diminuir o risco de óbito ou de desenvolver algumas doenças decorrentes dos vírus.

Os grupos prioritários para tomar a vacina são crianças até seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores que estão em contato com crianças, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que vivem em situações prisionais e reclusão e as pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis.

Neusa Silva disse ainda que as pessoas precisam se vacinar anualmente porque os vírus são mutáveis. Segundo ela, a vacina da gripe é elaborada de acordo com o vírus que está circulando no momento, então é importante que quem tomou a vacina da gripe no ano passado, deve tomar a vacina esse ano novamente.
“A vacina que você tomou no ano passado, não vai servir para esse ano, por que os vírus tem a capacidade de mutação, por isso que as vacinas são elaboradas anualmente”, afirmou.

O dia D de vacinação será no dia 4 de maio, porém as vacinas já estão disponíveis e a campanha segue até o dia 31.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade