Economia

Compra online já é preferência de 74% dos consumidores brasileiros

Agilidade, comodidade e preço mais em conta são alguns dos fatores para a escolha da modalidade

10/04/2019 às 13h55, Por Maylla Nunes

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O e-commerce apresenta uma curva de crescimento no Brasil nos últimos anos. Em 2018, o setor faturou R$ 53,2 bilhões, alta nominal de 12% na comparação com 2017. Em 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o volume de vendas deve ser R$ 79,9 bilhões, um crescimento de 16% em relação a 2018. Hoje, já é possível comprar todo e qualquer tipo de produto, até mesmo flores online. Não é à toa que a modalidade se tornou a preferência dos consumidores.

Segundo um levantamento realizado pela NZN Intelligence, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, 74% preferem as compras online, em vez de comprar em lojas físicas. São vários os motivos para essa escolha: agilidade, comodidade e preço mais em conta.

Para os 26% que preferem o modo tradicional, 40% possuem insegurança para informar os dados do cartão de crédito e os dados pessoais. Em seguida estão o medo de não receber o item adquirido (25%), enganação em relação ao pagamento (10%) e por nunca ter encontrado um preço que compensasse (7,5%).

A pesquisa identificou que aqueles que compram pela internet têm a tendência de verificar a credibilidade da loja por diversos meios. Dos respondentes, 82% pesquisam em sites de reclamação de lojas e produtos, como o Reclame Aqui; 81% deles verificam em vários sites antes de efetuar uma compra; já 12% fazem as aquisições em lojas que eles já conhecem e nas quais confiam.

A escolha, contudo, não é feita de forma individual. Os consumidores utilizam plataformas variadas para checar se um produto é bom ou não e se o preço está de acordo com o que eles podem pagar.

Metade dos entrevistados diz utilizar as opções oferecidas no Google, 40% afirmam usar os recursos oferecidos por ferramentas de ofertas e 2% procuram indicações de especialistas. As rede sociais aparecem na penúltima opção, com 11% das respostas, e a “consideração de amigos e familiares”, na lanterninha, com 10%.

A frequência de compra também foi analisada. Segundo a pesquisa, 37% dos consumidores compram mensalmente; 27% adquirem produtos online a cada três meses; e 15% dos respondentes fazem a aquisição de produtos nessa modalidade apenas a cada seis meses. Os que quase nunca recorrem a lojas virtuais somam 10%.

Os produtos mais procurados pelos consumidores são eletrônicos (computadores, smartphones e tablets), seguidos por hardware e games (placa de vídeo, processador, console e jogos), roupas e acessórios, viagens (passagem aérea, reserva de hotel etc.) e eletrodomésticos e utensílios domésticos.

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