Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
14 de Outubro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 01/04/2019 11h06.

Apostemos na saúde

'Que a saúde se difunda sobre a terra' (Eclo 38,8).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Neste 07 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Saúde é o perfeito bem-estar físico, social, mental e espiritual e não somente a simples ausência de doenças ou enfermidades. A saúde é um dom precioso, por isso, o povo afirma: “Se a gente tem saúde, o resto se consegue”. “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

NO BRASIL, a VIII Conferência Nacional de Saúde, aprovou, oficialmente, que “saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde”. O cuidado da saúde decorre, como exigência ética, do direito à vida.

A VIDA, a saúde e a doença são realidades profundas, envoltas em mistérios. Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo aparato tecnológico hoje disponível. Assim as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano.

CABE A MIM escolher a doença intoxicando meu corpo com cigarros, drogas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos artificiais, cheios de conservantes, que tiram a resistência e a imunidade do corpo; Envenenando fontes, rios, lagos e mares; Poluindo o ar com produtos químicos; Infectando o ambiente, a vizinhança e a comunidade com ódio, agressividade, pessimismo, inveja, raiva e violência, que produzem a morte da amizade e da convivência

CABE A MIM escolher a saúde arejando a casa, evitando usar, em excesso, materiais de limpeza; Cuidando da mãe terra e da irmã água; Plantando árvores, cultivando hortas e jardins. Comendo e alimentando-se com alimentos sadios, sem conservantes, e bebendo muita água potável; Enchendo o coração de alegria, otimismo, esperança, fé, confiança e misericórdia.

NA BÍBLIA, a saúde tem muito a ver com a vida. A palavra saúde, no sentido bíblico, envolve igualmente a idéia de salvação. Inclui a saúde da alma e do corpo, do espírito e da matéria, sem estabelecer separações. Zelar pela saúde do povo é dever sagrado e urgente de todos. Apostemos na saúde e coloquemos nossas vidas a serviço de todos a exemplo de Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Gratidão aos médicos

Com dor, alegria e esperança, em suas mãos, colocamos nossa vida.

Artigo

Herança de Irmã Dulce

A missa de ação de graças, pela canonização, está confirmada para o dia 20 de outubro, às 17 horas, na ...

Artigo

Você é invejoso?

O personagem bíblico Caim é sempre lembrado como exemplo de inveja, pois matou seu irmão Abel.

Vídeo

Incêndio em oficina destrói veículos e assusta moradores do bairro Pedra do Descanso Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Segunda-Feira 14.10:
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram