Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
19 de Julho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 27/03/2019 07h40.

Você costuma mentir?

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revela que 61% da população admite que mente pelo menos uma vez por dia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

No dia primeiro de abril brincamos com a família e os amigos passando trotes e contando mentiras. É o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revela que 61% da população admite que mente pelo menos uma vez por dia. E você costuma mentir?

NA VERDADE, o que se vê são mentiras de filhos para pais, de políticos para eleitores, de governantes para governados, de empregadores para empregados e vive-versa. Mentiras de meios de comunicação apresentando falsos comerciais e de grupos religiosos com promessas de cura e prosperidade. Há pessoas que mentem tanto, que acabam enganando a si mesmas.

A GRAVIDADE da mentira se mede segundo a natureza da verdade que ela deforma, de acordo com as circunstâncias, as intenções daquele que a comete, os prejuízos sofridos por aqueles que são suas vítimas. A mentira é a profanação da palavra que tem por finalidade comunicar a verdade. O propósito deliberado de induzir o próximo em erro, por palavras contrárias à verdade, constitui uma falta à justiça e à caridade.

TODA FALTA cometida contra a verdade impõe o dever de reparação. Quando se torna impossível reparar um erro publicamente, deve-se fazê-lo secretamente. Se aquele que sofreu o prejuízo não pode ser diretamente indenizado, deve-se dar-lhe satisfação moral, em nome da verdade. Esse dever de reparação se refere também, às calúnias e difamações cometidas contra o bom nome e a honra do próximo.

MORTE e vida estão à disposição de nossa língua. Se semeamos o mal, colheremos frutos maus. Se semeamos vida, colheremos vida. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá” (Gal 6,7). “Se queres possuir a verdadeira vida, afasta a tua língua da maldade e teus lábios de palavras mentirosas. Evita o mal e faze o bem, procura a paz e vai com ela em seu caminho” (Salmo 33,14-15).

PORTANTO, a mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar. A Bíblia denuncia na mentira uma obra diabólica: “Vós sois do diabo, nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44). “Feliz de quem caminha na justiça, diz a verdade e não engana o semelhante” (Is 33,15).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

O valor da amizade

O Amigo verdadeiro compreende, perdoa e acolhe.

Artigo

As aparências enganam

Gente da roça não é ouvida porque é analfabeta...

Artigo

A solidão mata?

Os solitários na sociedade de hoje, não contam no mapa da produtividade e da beleza.

Vídeo

Cachorro destrói quarto da dona, deixa ela uma fera e viraliza; assista Veja mais Vídeos ›

Podcast

Moradores do bairro Campo Limpo reclamam da situação das ruas e fazem equilibrismo para não caírem na lama
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram