Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo Sefaz
19 de Março de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Culinária

Todas as notícias
Publicado em 15/03/2019 09h06.

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas

Além de dar dicas pontuais, a marca ainda traz duas receitas imperdíveis.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos. Eles, inclusive, trouxeram este prato às terras brasileiras e com base no sucesso deste alimento na nossa culinária, segundo a ABIMAPI¹, o Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo.

Queridinha nas mesas de casa e famosas no almoço de domingo, a massa é versátil, prática e também rica em carboidratos. Ou seja, além de gostosa, ainda dá energia para o dia todo. Pode ser encontrada em diversos tipos e cortes, como secas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.

Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que precisa de cuidados, principalmente em seu cozimento. Isso evita errar no ponto e acabar com um resultado inesperado.

A Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ensina o jeito certo de cozinhá-la com dicas² muito importantes. Confira:

Utilize uma panela grande para que o macarrão possa se mover livremente na água fervente. Como medida aproximada, são 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de óleo para evitar que grude durante o cozimento. Cozinhe-a em panela destampada, com água fervendo constantemente, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.

Massas curtas (argola, búzios, conchinha, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao fogo e deixe ferver. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destampada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Despeje-a em um escorredor e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço de margarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire em uma travessa preaquecida e cubra com molho.

Massas longas (spaghetti e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massa longa consiste em mergulhá-la lentamente na água fervente. Ao entrar em contato com a água fervente, o macarrão fica macio e pode se espalhar na panela sem quebrar. Calcule o tempo de cozimento a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-lo. Quando estiver cozido, escorra bem. Enxágue a panela, leve de volta ao fogo e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-o novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.

Além destas dicas, não se esqueça de seguir o modo de preparo indicado na embalagem para conseguir o sabor e consistência desejados!

Agora, aproveite o que aprendeu com a Fortaleza e coloque em prática os métodos citadas para massas curtas e longas preparando os deliciosos Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco e Parafuso ao Molho Agridoce com Costela de Porco.

Veja abaixo o passo a passo das receitas:

Como fazer Spaghetti ao Molho de Camarão com Leite de Coco

Ingredientes:

1 pacote de Spaghetti Fortaleza (500g)

400g de camarões limpos e sem casca

2 colheres de sopa de azeite-doce

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 lata de molho de tomate

200ml de leite de coco

2 colheres de sopa de salsa picada

50g de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Pimenta dedo-de-moça picada (opcional)


Modo de Preparo:

- Faça o espaguete seguindo as instruções da embalagem.

- Em uma frigideira funda, refogue a cebola e o alho em uma colher de sopa de azeite-doce.

- Adicione o camarão e espere ele ficar rosado.

Coloque o molho de tomate e deixe todo o conteúdo da panela cozinhar por 5 minutos.

- Acrescente ao molho o leite de coco e acerte o sal e a pimenta.

- Em uma travessa, coloque o espaguete e o molho por cima.

- Finalize com o azeite, a salsa e o queijo.

 

Como fazer Parafuso ao Molho Agridoce com Costelinha de Porco

Ingredientes:

1 embalagem de Parafuso Fortaleza 500g

6 colheres (sopa) de azeite

100g de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de mostarda

500ml de polpa de tomate

1kg de costelinha de porco

3 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de molho inglês

1 colher (sopa) de catchup

a gosto sal e tomilho


Modo de Preparo:

- Na véspera tempere as costelinhas de porco com azeite, alho, sal e tomilho. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora.

- Prepare o molho agridoce. Em uma panela média, coloque o açúcar mascavo e deixe derreter. Acrescente o molho inglês, a mostarda, o catchup, a polpa de tomate e deixe em fogo baixo mexendo sempre até todos os ingredientes se dissolverem e reserve.

- Pincele as costelinhas com o molho agridoce, acomode-as em uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 1 hora. Cuide para as costelinhas não ressecarem, pincele novamente o molho agridoce quando necessário. Reserve o restante do molho para temperar a massa. Retire do forno, desfie as costelinhas, reservando algumas com osso para decorar.

- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Em uma panela média, aqueça o molho agridoce junto com a costelinha desfiada.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho agridoce com costelinha desfiada e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima as costelinhas com osso e sirva a seguir.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda
Culinária

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda

Receita fica pronta em poucos minutos e é ótima opção para o lanche da tarde

Fácil de fazer! Confira receita de água detox para limpar o organismo
Receita

Fácil de fazer! Confira receita de água detox para limpar o organismo

Uma nova semana começando e muita gente quer levar a sério a dieta

Vídeo

Professores protestam com bolo de aniversário; prefeito considera a greve ilegal Veja mais Vídeos ›

Podcast

Associação de técnicos de segurança eletrônica e incêndio é criada em Feira de Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram