Figuras populares

Conheça 'Neguinho da Bola', o artista das embaixadinhas das ruas de Feira de Santana

Apaixonado por bicicleta ele também faz embaixadinhas pedalando sua bike.

14/03/2019 às 07h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Swing, simpatia e muita bola no pé. Esses pré-requisitos fazem parte do cartão de visita de Ednei da Cruz Ferreira ou melhor ‘Neguinho da Bola’, apelido pelo qual é conhecido por onde passa. O motivo é o show das embaixadinhas que ele faz pelas ruas da cidade, especialmente nos semáforos.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

O jogador itinerante conta que sempre gostou de futebol e que ganhar dinheiro fazendo a apresentação das embaixadinhas veio como uma oportunidade quando ele trabalhava como camelô em outra cidade e fiscais levaram toda a sua mercadoria. Ednei ficou sem dinheiro e sem ter como ir para casa, até descobrir no mesmo dia sua criatividade e se apresentar como ‘Neguinho da Bola’.

“Eu estava desempregado e fui trabalhar como camelô com meu irmão. Levaram toda a mercadoria e aí eu falei: 'Tenho que dar um jeito nisso'. Tinha uma bola e aí aconteceu. Peguei a bola, fiz duas traves com garrafa de refrigerante e comecei a brincar. O pessoal gostou, aí lancei a embaixadinha depois e foi só alegria. Conseguimos o dinheiro para voltar para casa e já tenho 22 anos nessa atividade”, disse.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Neguinho da Bola, apesar de ser considerado uma figura popular da cidade e conseguir ganhar uma renda com as apresentações de embaixadinhas, não deixou a atividade de camelô. Sempre está vendendo alguma coisa no intervalo do bate-bola e sua grande inspiração no futebol é o craque Ronaldinho Gaúcho.

“Para mim não tem jogador igual a ele. É o único que eu gosto e me inspiro. Faço minhas embaixadinhas e tem gente que pensa que isso aqui é pura brincadeira, mas não é não. Através disso eu consigo pagar uma água, uma luz em casa e assim vou vivendo”, acrescentou.

O artista também comenta que a valorização de seu trabalho na cidade é considerada razoável. Ele que é natural de Salvador e mora no bairro Campo do Gado Novo em Feira de Santana, já teve oportunidade de viajar para vários países da América do Sul e sentir um maior reconhecimento do seu trabalho.

“O pessoal nos outros locais valoriza bem mais. Aqui em Feira tenho muita dificuldade principalmente em relação a patrocínio. Não peço nem dinheiro. Peço o material como chuteira, bola, uniforme e poucas pessoas me ajudam. Infelizmente temos essa realidade. Estou ganhando o meu dinheiro honestamente e vou continuar vencendo”, afirmou.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

E como o show de Neguinho da Bola não pode parar, ele também segue inventando. Apaixonado por bicicleta ele também faz embaixadinhas pedalando sua bike. Equilíbrio e atenção não deixam a bola cair e assim ele vai ganhando aplausos e gorjetas do público feirense.

Um grande sonho, segundo Neguinho da Bola, é viajar para Fernando de Noronha, passear, levar sua bola e mostrar o seu show para uma das ilhas mais badaladas e um dos destinos mais famosos do país.

Para mais informações sobre o trabalho de Neguinho da Bola ligue: (75) 9 9900-0034.

Confira o Canal de Neguinho da Bola no Youtube.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade