Saúde

Médicos e enfermeiros participam de capacitação de diagnóstico e manejo clínico de dengue no Hospital Clériston Andrade

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), cinco pessoas foram a óbito na Bahia, vitimas de dengue.

13/03/2019 às 16h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Núcleo Regional de Saúde Centro-leste, diante do atual cenário de surto de dengue em Feira de Santana, promoveram na manhã desta quarta-feira (13), uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros do HGCA e da UPA do Estado.

O evento contou com a presença do médico infectologista da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Dr. Antônio Bandeira, que tratou sobre sintomas, diagnóstico e tratamento da dengue. “São vários os sintomas de dengue, como febre, vômito, sangramento, dor abdominal, dentre outros, porém como estamos vivendo uma situação de surto, uma febre alta já é um grande indício para dengue e devemos ficar atentos ao problema”, afirmou Dr. Bandeira.

De acordo com Aurélio Sciaretta, diretor-médico do HGCA, a capacitação visa garantir um atendimento ainda mais eficaz para pacientes com dengue. “Nosso objetivo é que todo corpo médico e de enfermeiros participem da capacitação de diagnóstico e manejo da dengue”, disse Dr. Aurélio, acrescentando que nesta sexta-feira (15), às 14h30, a Dra. Melissa Falcão, Infectologista, vai realizar mais um treinamento sobre dengue no auditório do HGCA.

Este ano, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), cinco pessoas foram a óbito na Bahia, vitimas de dengue. Trata-se de uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A dengue é uma doença potencialmente grave, porque pode evoluir para a dengue hemorrágica a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade