Feira de Santana

CMPC realiza até sexta ação especial com realização de exames preventivos

A ação na unidade municipal com serviços especializados para o diagnóstico e acompanhamento do câncer atenderá a grande demanda existente na comunidade para o principal exame ginecológico, o Papanicolau.

13/03/2019 às 14h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Até esta sexta-feira (15) o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) realiza marcação de exames preventivos através de ação especial seguindo as homenagens ao Dia Internacional da Mulher.

A ação na unidade municipal com serviços especializados para o diagnóstico e acompanhamento do câncer atenderá a grande demanda existente na comunidade para o principal exame ginecológico, o Papanicolau.

A paciente deve retirar uma senha eletrônica a partir das 7h e posteriormente passar por triagem da equipe de enfermagem do CMPC que agendará o procedimento.

“Fomos sensíveis a demanda expressiva de pacientes pelo exame [preventivo] e preparamos o CMPC com uma ação neste período dedicado à mulher”, explica Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

As fichas excedentes (que ultrapassaram o limite diário) serão automaticamente cadastradas e remarcadas para uma nova data, “evitando que mulheres fiquem na fila por muito tempo”, afirma Kênia Lasse.

Programação

O lançamento da ação ocorreu na manhã segunda-feira (11) com entrega simbólica de rosas vermelhas às pacientes que aguardavam atendimento e a realização de palestra com o tema ‘As mulheres e os papéis sociais’ sob a supervisão da psicóloga Ana Regina Gonçalves.

Segundo a palestrante e estudante do curso de Psicologia da Faculdade Nobre (FAN), Raianna Peixoto, estagiária da unidade, o momento foi de oportunidade para “discutir as mudanças ocorridas ultimamente na vida social feminina, seus desafios e tabus”.

As atividades de troca de vivências e experiências se estendem ao longo do mês com a realização de mais duas oficinas e duas palestras: a primeira no dia 15 de março, pela manhã; a segunda no dia 22, à tarde, e a última no dia 28 de março.

No eixo das discussões, temáticas como ‘Violência e suas diferentes manifestações’, ‘Mulheres e seus diferentes papéis sociais’ e o “Eu preciso ser para quem” abordarão as expectativas da sociedade debruçadas sobre o público feminino e as possíveis consequências.

“Queremos discutir os diferentes sinais nos vários tipos de agressões sofridas pelas mulheres, como a social, moral, física e patrimonial nos diferentes contextos.

Já o setor de Assistência Social do CMPC promove nesta quarta-feira (13) palestra sobre ‘Empoderamento da Mulher’.

“Vamos tratar dos direitos e garantias adquiridos pela mulher na sociedade”, ressalta a assistente social Sandra Pedreira.

CMPC realiza até sexta ação especial com realização de exames preventivos
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade