Mundo do Trabalho

Diretor da Casa do Trabalhador lista erros de candidatos durante busca por emprego

Candidatos devem evitar atrasos e buscar sempre a qualificação profissional.

11/03/2019 às 21h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A Casa do Trabalhador de Feira de Santana está com vagas disponíveis para os diversos segmentos do mercado de trabalho. O diretor do órgão, Alindo Marques, contou em entrevista ao Acorda Cidade que no momento há vagas abertas na área de eletrônica, vendas e setor administrativo entre outas. Também há vagas para pessoas com deficiência e empregada doméstica.

Arlindo Marques disse que um dos pré-requistos para o preenchimento das vagas é a qualificação profissional. Segundo ele, muitos candidatos pecam durante a entrevista e apresentação do currículo. Para ele, além da experiência, o que faz muitos candidatos conquistarem a vaga de emprego é a primeira impressão que deixam com o empregador.

O diretor da Casa do Trabalhador comentou que há casos de pessoas que chegam para uma entrevista de emprego atrasados, comendo e carregando sacolas.

“A Casa do Trabalhador divulga as vagas, mas não faz a seleção dos candidatos. Deixamos por conta do empregador. A forma como o candidato se apresenta, informações e apresentação do currículo fazem parte da avaliação. Tem gente que chega para uma entrevista emprego comendo pastel, tomando café, sacolas e até currículo dentro do saco de lixo. É importante que o candidato apresente seu currículo de forma íntegra e com as informações de nível de escolaridade claras. Além disso, deve explicar se tem experiências de trabalho anteriores e informar o ano de cada uma e os dados pessoais, como estado civil, se tem filho ou não. O candidato deve ser transparente no momento de seleção”, acrescentou.

Na opinião de Arlindo, em relação a forma de se vestir para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter bom senso, manter a formalidade diante do empregador e da vaga que tanto almeja.

Falta de capacitação profissional

O diretor da Casa do Trabalhador informou também que fatores que impedem que a maioria dos trabalhadores ingressem no mercado formal de trabalho são a falta de qualificação profissional e o nível de escolaridade. As vagas de emprego estão cada vez mais exigentes e o mercado está muito competitivo.

“A única saída é se qualificar. Há programas no Ministério do Trabalho e inclusive capacitações gratuitas. Se o candidato é qualificado ele consegue a oportunidade”, afirmou.


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade