Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM
20 de Setembro de 2019
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Mundo do trabalho

Todas as notícias
Publicado em 11/03/2019 21h52.

Diretor da Casa do Trabalhador lista erros de candidatos durante busca por emprego

Candidatos devem evitar atrasos e buscar sempre a qualificação profissional.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Diretor da Casa do Trabalhador lista erros de candidatos durante busca por emprego
Foto: Divulgação

Rachel Pinto

A Casa do Trabalhador de Feira de Santana está com vagas disponíveis para os diversos segmentos do mercado de trabalho. O diretor do órgão, Alindo Marques, contou em entrevista ao Acorda Cidade que no momento há vagas abertas na área de eletrônica, vendas e setor administrativo entre outas. Também há vagas para pessoas com deficiência e empregada doméstica.

Arlindo Marques disse que um dos pré-requistos para o preenchimento das vagas é a qualificação profissional. Segundo ele, muitos candidatos pecam durante a entrevista e apresentação do currículo. Para ele, além da experiência, o que faz muitos candidatos conquistarem a vaga de emprego é a primeira impressão que deixam com o empregador.

O diretor da Casa do Trabalhador comentou que há casos de pessoas que chegam para uma entrevista de emprego atrasados, comendo e carregando sacolas.

“A Casa do Trabalhador divulga as vagas, mas não faz a seleção dos candidatos. Deixamos por conta do empregador. A forma como o candidato se apresenta, informações e apresentação do currículo fazem parte da avaliação. Tem gente que chega para uma entrevista emprego comendo pastel, tomando café, sacolas e até currículo dentro do saco de lixo. É importante que o candidato apresente seu currículo de forma íntegra e com as informações de nível de escolaridade claras. Além disso, deve explicar se tem experiências de trabalho anteriores e informar o ano de cada uma e os dados pessoais, como estado civil, se tem filho ou não. O candidato deve ser transparente no momento de seleção”, acrescentou.

Na opinião de Arlindo, em relação a forma de se vestir para uma entrevista de emprego, o candidato deve ter bom senso, manter a formalidade diante do empregador e da vaga que tanto almeja.

Falta de capacitação profissional

O diretor da Casa do Trabalhador informou também que fatores que impedem que a maioria dos trabalhadores ingressem no mercado formal de trabalho são a falta de qualificação profissional e o nível de escolaridade. As vagas de emprego estão cada vez mais exigentes e o mercado está muito competitivo.

“A única saída é se qualificar. Há programas no Ministério do Trabalho e inclusive capacitações gratuitas. Se o candidato é qualificado ele consegue a oportunidade”, afirmou.


Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Saiba quais são os direitos dos estagiários
Mundo do trabalho

Saiba quais são os direitos dos estagiários

A legislação determina carga horária reduzida e bolsa-auxílio para os estudantes.

Saiba quais as carreiras mais promissoras até 2020
Mundo do trabalho

Saiba quais as carreiras mais promissoras até 2020

Área da saúde é o grande destaque, impulsionada pela preocupação com um estilo de vida saudável e pelo e...

Mundo do trabalho

8 mudanças que prometem revolucionar o futuro do trabalho

PageGroup lista as transformações que devem impactar as relações trabalhistas.

Vídeo

Carro desgovernado invade clínica em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Ouça o Programa desta Sexta-Feira 20.09 (Parte 01):
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram