Educação

Em greve, professores da rede municipal ocupam galeria da Câmara nesta segunda (11)

Segundo Marlede Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), a prefeitura não dialoga com os professores e não cumpre a pauta da categoria.

11/03/2019 às 10h39, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Professores da rede municipal de ensino ocuparam nesta segunda-feira (11), a galeria da Câmara Municipal de Vereadores em Feira de Santana para chamar a atenção sobre a situação da educação no município. Segundo Marlede Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), a prefeitura não dialoga com os professores e não cumpre a pauta da categoria. Ela informou que o objetivo da ocupação na Câmara é manter contato com o prefeito Colbert Martins Filho.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós estamos em greve a partir de hoje, por tempo indeterminado, porque quem fez a greve acontecer foi o prefeito que desde o dia 27 de novembro nos pediu 15 dias para dar uma resposta sobre a greve e até hoje nós não temos nenhuma resposta. Também não temos resposta obre a pauta de reivindicação e então restou a categoria cruzar os braços. Mas, estamos abertos ao diálogo e a negociação”, afirmou.

Marlede informou ainda que em Feira de Santana existe diretor de escola recebendo R$176 pelo exercício da função, que não houve reajuste salarial e nem o enquadramento dos professores. Além disso, a questão do precatório tramita no Superior Tribunal Federal (STF). Segundo ela, não há nenhum retorno até o momento sobre a pauta de reivindicação dos professores.

Audiência com o prefeito

Ainda durante a sessão, a vereadora Eremita Motta, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, entrou em contato com o prefeito Colbert Martins Filho, que se disponibilizou a atender uma comissão formada por vereadores e professores. A reunião foi realizada de imediato.

“Respondi o que foi solicitado, dentro do que a prefeitura vai fazer. Vou fazer uma reunião com a secretária de educação para saber os limites de gastos e depois vou convidar a comissão de vereadores que aqui esteve para que possamos fazer essa avaliação. Feira de Santana está no limite da lei de responsabilidade fiscal e o que queremos ver é se essas reivindicações vão gerar impactos que possam atingir esse limite. Vamos dá o aumento de acordo com a sugestão do Ministério Público”, disse Colbert Martins.

O prefeito ainda falou sobre uma reivindicação da categoria a respeito dos valores pagos a professores que são diretores. Ele reconheceu que o valor é baixo, mas disse que também vai cobrar metas dos professores.

“Foi colocado pela presidente da APLB que os valores pagos para professor ser diretor são baixos e são mesmo, mas estou propondo que não é somente uma ampliação de valor. A proposta que quero discutir é de mérito para que os alunos tenham uma melhora no ensino e em decorrência disso melhore o Ideb da cidade. O que queremos é que o mais importante dessa discussão seja os alunos. Espero que os professores possam rever essa posição de greve. Estamos pagando em dias”, destacou.

A vereadora Eremita Mota afirmou que o prefeito sempre esteve aberto ao diálogo e que ele entendeu as questões colocadas pela categoria durante a audiência realizada hoje.

“A categoria estava achando que o gestor não queria atender. Eu liguei pra ele e ele disse que não tinha problema nenhum em atender os professores. Pude verificar que a própria presidente da APLB entendeu que eu estava certa e que as vezes se tem a impressão de uma coisa e é outra. Colbert gosta de conversar e provou para todos que o diálogo tem que existir”, afirmou.  

Greve continua

Após a audiência com o prefeito Colbert Martins Filho, uma nova assembleia dos professores foi realizada, onde se decidiu que a greve iniciada nesta segunda (11), por tempo indeterminado, vai continuar até uma resposta do governo municipal. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade