Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • SECOM BA METAS
  • SECOM BA METAS
25 de Maio de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 25/02/2019 09h26.

Aproveitem o Carnaval

Houve um tempo em que os festejos do carnaval eram simples e puros.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

O carnaval começou com três dias de festa: domingo, segunda e terça. Depois, acrescentaram a sexta e o sábado. Mas, ainda era pouco. Hoje, em algumas cidades, invade a Quarta-feira de Cinzas. Tudo isso sem falar nos dias pré-carnavalescos.

HOUVE um tempo em que os festejos do carnaval eram simples e puros. A “carne” embutida na palavra “carnaval” significava gente em volta da mesa, gente alegre celebrando a vida. A “festa da carne”, porém, perdeu a pureza, a simplicidade, tornou-se festa do prazer pelo prazer, com excessos na bebida, comida e sexo sem amor.

CONDENAR o carnaval? De forma alguma. É bonito ver o povo em festa, gente alegre, espantando a tristeza, esquecendo a dor, driblando o desemprego, a falta de moradia, de saúde, mudando de assunto para não lembrar que a economia globalizada, globalizou para milhões a angústia, e a pobreza. É bonito ver o povo globalizando alegria, canto e festa.

NÃO CONCORDO com aqueles que condenam o carnaval. É preciso, porém, ter em mente e recusar o que fizeram do carnaval. Fugir do excesso em tudo, excesso que fere o corpo e a alma, que desonra a pessoa humana, que vai, na quarta-feira, ser lembrado com remorso, com boca amarga, com lágrimas, com um vazio sem remédio no coração.

MUITAS pessoas vão cair na folia, de mãos dadas, numa grande e feliz ciranda nos sambódromos, nos salões e avenidas da cidade. Aproveitem! Outras, vão procurar a tranqüilidade do campo, com a família e os amigos. Boa idéia! Aproveitem! Alguns grupos vão fazer do carnaval uma festa religiosa, no silêncio e na oração, participando de retiros e encontros de louvor. Aproveitem!

O CARNAVAL pode ser aproveitado, portanto, como um tempo de festa e de alegria, sem exageros, sem abusos e sem dor de cabeça no dia seguinte. Qualquer um pode se alimentar bem, dançar, pular, gritar, mas sabendo que no dia seguinte a vida continua. Saúde jogada fora é vida a menos, pior ainda, quando ela não volta mais.

BOM CARNAVAL a todos! Celebremos em paz a festa da alegria, e da fraternidade entre pobres e ricos, pretos e brancos... Lembrem-se! Na quarta-feira de Cinzas começa a Quaresma e, também, a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem com tema: “Políticas Públicas”, e o lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected] 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

O que é um milagre?

Só Deus pode realizar milagres ou permitir que os outros o façam em seu nome.

Crônica

Armar as famílias?

Muitos acreditam que possuir uma arma é o melhor caminho para se defender. Mas é uma falsa sensação.

Crônica

O poder da mãe

Celebra-se o Dia das Mães como forma de expressar todo o carinho para com aquela que gera e multiplica a vida...

Vídeo

Homenagem ao Secretário Ildes Ferreira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Com menos dias de festa, prefeitura de Feira anuncia atrações dos festejos juninos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram