Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo Sefaz
18 de Março de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 22/02/2019 20h07.

Uefs esclarece situação envolvendo animais no campus

Segundo a nota, a situação é produto da prática de abandono de animais por seus donos, e a Uefs é alvo disso há mais de uma década.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Uefs esclarece situação envolvendo animais no campus

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) encaminhou uma nota ao Acorda Cidade esclarecendo a situação envolvendo animais no campus da instituição, divulgada ontem pelo Acorda Cidade. Segundo a nota, a situação é produto da prática de abandono de animais por seus donos, e a Uefs é alvo disso há mais de uma década.

Confira a nota na íntegra

Acerca do fato divulgado sobre animais abandonados no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Administração Central da Instituição informa que:

- Esta situação é produto da prática de abandono de animais por seus donos, e a Uefs é alvo disso há mais de uma década;

- A Instituição criou uma estratégia, desde 2009, para responder ao problema, realizando o controle da população com sucesso, através de castração, e encaminhamento de animais para adoção. Em um dado momento havia 140 gatos no campus, verificação feita por meio um senso populacional; e as medidas adotadas chegaram a reduzir a população de gatos a cerca de 40, mesmo com o abandono sendo ininterrupto;

- Em dezembro de 2018 foi feito o monitoramento das populações desses animais pela Prefeitura do Campus. Os números populacionais estavam baixos. Mas foi constatado que durante o período de férias, em janeiro, houve um aumento enorme dos casos de abandono, possivelmente devido à flutuação da população no Conjunto Feira VI. Esse abandono pode ser exemplificado por fatos cruéis, como animais doentes, em estado terminal ou quase, sendo jogados por cima do muro da Universidade. Foram encontradas ninhadas inteiras de filhotes de gatos e cães no campus;

- A Uefs contava com uma veterinária para acompanhar as populações e realizar os procedimentos de cuidados à saúde dos animais, bem como as castrações e doações. A servidora era cedida à Instituição por outro órgão do Estado da Bahia; todavia, o órgão de origem solicitou seu regresso no fim do ano passado, o que dificultou no início desse ano o atendimento e cuidado aos animais.

- Quanto à oferta de alimento/ração para os animais, a Uefs adquire esses insumos após assinar um Termo de Ajuste de Conduta com a Procuradoria do Meio Ambiente, do Ministério Público do Estado da Bahia, que recomendou à Instituição exercer a guarda responsável dos animais, mesmo não sendo culpa da Universidade que esses animais sejam cruelmente abandonados em suas dependências. A ração é adquirida em quantidades planejadas com base no histórico mensal de dispensação para que não haja falta do insumo. Todavia, com o aumento extraordinário do abandono nos últimos meses, a quantidade adquirida está sendo consumida mais rápido do que o previsto e pode haver problemas temporários de dispensação, pois o redimensionamento da quantidade não é simples diante da burocracia de compras e contratos, típica da administração pública;

- Por fim, a Uefs enfrenta o problema dentro dos recursos que dispõe, e envida esforços para enfrentar as consequências da guarda irresponsável de pessoas que não têm atitude digna para com os animais que deveriam cuidar com amor e vínculo responsável.

Em busca de solução para o caso em questão, a Administração Central da Uefs manterá contato com agentes públicos responsáveis pela causa e continuará realizando ações de controle da população animal no campus, como campanhas de adoção e castrações.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Workshop sobre segurança escolar acontece nesta terça (19) na Uefs
Feira de Santana

Workshop sobre segurança escolar acontece nesta terça (19) na Uefs

O evento acontece às 8h, é uma iniciativa do Comitê de Segurança Escolar e aberto ao público.

Entidade conscientiza população quanto ao descarte correto do óleo
Feira de Santana

Entidade conscientiza população quanto ao descarte correto do óleo

Toda escola é mobilizada para não descartar o óleo em qualquer lugar. Toda família é envolvida também.

Ministério Público vai convocar a Embasa para esclarecer sobre falta de água em Feira de Santana
Feira de Santana

Ministério Público vai convocar a Embasa para esclarecer sobre falta de água em Feira de Santana

Além da falta de abastecimento, o MP também vai investigar a cobrança indevida.

Vídeo

Bastidores da entrevista da jornalista Rachel Pinto com o Homem Aranha e crianças de FSA Veja mais Vídeos ›

Podcast

Cerca de 70 mil pessoas participam da Caminhada do Perdão em Feira de Santana
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram