Saúde

CMPC reforça atendimento neste mês em alusão ao Dia Nacional da Mamografia

O agendamento é rápido e pode ser feito pela comunidade semanalmente na própria unidade de saúde, das 8h às 17h.

20/02/2019 às 18h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Neste mês de fevereiro, em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) intensificou a marcação deste tipo de exame para a comunidade a fim de sensibilizar as mulheres, acima de 35 anos, para a importância de realizá-lo visando a detecção precoce do câncer de mama.

O agendamento é rápido e pode ser feito pela comunidade semanalmente na própria unidade de saúde, das 8h às 17h.

Após triagem, as pacientes são encaminhadas ao Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI), localizado na avenida Maria Quitéria, n. 2460, onde serão submetidos à mamografia.

‘Quando ocorre qualquer alteração no resultado do exame da paciente diagnosticado no CMDI, a mesma é direcionada para atendimento imediato por uma mastologista no CMPC”, explica Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS).

O câncer de mama é a principal causa mundial de morte pela doença na população feminina, principalmente na faixa entre 39 e 58 anos.

Cerca de 1,4 milhão de casos novos dessa neoplasia são esperados anualmente em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer. No Brasil, são estimados mais de 50 mil novos casos por ano.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade