Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo Sefaz
26 de Março de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Culinária

Todas as notícias
Publicado em 20/02/2019 08h28.

Como fazer macarrão parafuso gratinado de queijo e bacon

Proveniente da culinária francesa, a prática de gratinar é essencial para quem quer entender de cozinha
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Como fazer macarrão parafuso gratinado de queijo e bacon
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Derivado da palavra em francês, Gratin, o gratinado está presente em inúmeros pratos, dourando e cozinhando os ingredientes e, muitas vezes, adicionando uma leve crocância à superfície da receita.

A prática pode ser realizada com queijos, migalhas de pão, ovos ou manteiga margarina e utilizada, principalmente, em proteínas – carnes e peixes. Também pode ser aplicada em preparos típicos de massas e até de outros tipos de alimentos, como a batata ou alguns legumes, por exemplo. Além disso, ainda traz mais cor e sabor aos seus pratos.

Ah! Nem sempre conseguimos chegar ao resultado perfeito. A distância entre o alimento e o topo do forno precisa ser preciso, senão, o tempo necessário para dourar aumenta e a sua receita pode passar do ponto ou até queimar. Por isso, é importante saber qual é o jeito certo de realizar este método, aprendendo a forma certa de gratinar para não cometer nenhum erro.

A Fortaleza, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, ajuda a agregar mais conhecimento ao seu dia a dia na cozinha com três dicas* importantes para conseguir um gratinado de dar água na boca. Confira:

Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente, para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;

Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;

Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto ou menos. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.

Por ser um método simples e relativamente fácil, é comum achar que erros no modo de preparo não serão cometidos. Mas, atenção e cuidado são práticas muito importantes para conseguir uma receita bem feita.

Com o Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon, sugestão da Marca Fortaleza, você pode colocar em prática o que aprendeu e saborear uma refeição maravilhosa com toda a família.

Veja o passo a passo abaixo:

Ingredientes:

2 xícaras de Macarrão Parafuso Fortaleza

150g de bacon em cubos

½ cebola picadinha

½ xícara de ervilhas

1 caixa de creme de leite

70g de queijo minas padrão

70g de queijo gouda

Alecrim a gosto

Sal, pimenta do reino moída e noz moscada em ralada a gosto


Modo de Preparo:

- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente, de acordo com as instruções de preparo da embalagem. Rale os queijos no ralo grosso, misture e reserve.

- Em uma panela funda, doure o bacon na sua própria gordura. Acrescente a cebola e refogue.

- Escorra e descarte o excesso de óleo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, a ervilha e 2 colheres de sopa da própria água em que foi cozido o macarrão. Junte metade da mistura de queijos e misture. Tempere com sal, pimenta do reino moída, noz moscada ralada e alecrim a gosto.

- Junte o macarrão já escorrido e envolva-o inteiramente com o molho. Leve a um refratário untado com um fio de azeite. Coloque por cima a outra metade da mistura dos queijos ralados. Leve ao forno médio para gratinar.

  

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Veja três receitas práticas de ovo de páscoa
Culinária

Veja três receitas práticas de ovo de páscoa

Ovo de páscoa tradicional, trufado e marmorizado são as opções

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda
Culinária

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda

Receita fica pronta em poucos minutos e é ótima opção para o lanche da tarde

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas
Culinária

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas

Além de dar dicas pontuais, a marca ainda traz duas receitas imperdíveis.

Vídeo

Feira: estudantes fazem manifestações contra calor e cobram melhorias na estrutura de escolas estaduais Veja mais Vídeos ›

Podcast

Definidas atrações locais da Micareta 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram