Feira de Santana

Secretário de Planejamento explica qual a situação atual das obras do BRT

Carlos Brito não estimou um prazo para a finalização das obras do BRT.

19/02/2019 às 09h21, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, falou ao Acorda Cidade qual a situação atual das obras do BRT, em Feira de Santana. Segundo ele, durante toda a obra houve alguns percalços a nível de legalização de área, ações judiciais e também correções em projetos, mas destaca que as obras estão em andamento. Apesar disso, Carlos Brito não estimou um prazo para a finalização das obras do BRT.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A empresa Via Engenharia ficou de me entregar o cronograma das obras e eu não vou me arriscar a dizer um novo prazo, como fiz algumas vezes. Estamos fazendo a última reprogramação e tenho fé em Deus que possamos dá um prazo para que essa obra efetivamente seja concluída”, destacou Carlos Brito, acrescentando que atualmente a parte de construção civil está em 87% da obra.

“Estamos com os dois túneis em funcionamento. A rede de drenagem está em andamento e é seguramente a maior obra de drenagem que essa cidade já recebeu, são 3.165 metros de drenagem com 61 poços de visita. Algumas pessoas afirmaram que essa obra estava parada por não ver movimento nas estações, mas uma obra dessas tem drenagem e tem outros procedimentos que tínhamos que fazer. A drenagem passou da Rua de Aurora e está próximo a São Luís. Agora temos o deságue para resolver nos próximos meses. A parte física da Central de Controle Operacional, já está em nível de construção bem avançado. Os equipamentos que montam a oito milhões de reias já foram licitados e deveremos estar assinado o contrato agora”, disse ao Acorda Cidade.

Terminais de passageiros

O secretário Carlos Brito ainda falou sobre os três terminais de passageiros do BRT; dois estão com obras em andamento, que são o da Ayrton Senna e o da Pampalona, e um, da Nóide Cerqueira, as obras ainda serão iniciadas.

“O terminal da Ayrton Senna está sendo feito a todo vapor, foram feitos os pilares e as fundações. O da Pampalona, que estava com as obras paradas em função de algumas reprogramações, volta hoje, pois não tinham sido licitadas as portas e catracas dos terminais e das estações na época. Agora já tem empresa licitada e já podemos voltar a fazer as poucas obras que faltam. A estação da Nóide, tivemos um problema jurídico. Tínhamos uma realidade jurídica nos registros da prefeitura e quando foi pro cartório tivemos algumas dificuldades. No dia 21 de janeiro o juiz responsável pela Fazenda Pública deu emissão de posse dos terrenos e deveremos estar até sexta começando esta obra e deve acabar em, no máximo, seis meses”, informou.

Segundo o secretário, ainda serão licitados o recapeamento dos corredores, os passeios das laterais da Getúlio Vargas, Ayrton Senna e João Durval. Ele afirmou que faltam 25% das obras pra serem concluídas, com relação a construção civil.

“As outras partes são de equipamentos. Já fizemos as licitações e devemos, assim que fecharmos as construções dos terminais, fazer o fechamento das estações e o recapeamento das ruas”, afirmou.

Com informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade