Feira de Santana

Professor e estudantes do Ifba criam aplicativo que não deixa registro de mensagens

O aplicativo denominado Lastgo está disponível pelo Play Store e se diferencia do WhatsApp por não deixar o registro das mensagens.

18/02/2019 às 10h25, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

O professor José Dihego Oliveira e um grupo de estudantes do curso bacharelado em Sistemas da Informação, do Ifba (Instituto Federal da Bahia), em Feira de Santana, criaram um aplicativo semelhante ao WhatsApp. O aplicativo denominado Lastgo está disponível pelo Play Store e se diferencia do WhatsApp por não deixar o registro das mensagens.

O professor José Dihego Oliveira destacou que o aplicativo visa garantir a privacidade das conversas. Segundo ele, com o Lastgo não é possível copiar e nem compartilhar as mensagens. Capturas de tela também não são permitidas, assim como a criação de grupos.

“Ao escrever uma mensagem e o colega responder, a resposta apaga a primeira mensagem. Se você escreve outra mensagem, ela vai apagar a anterior e assim sucessivamente, portanto se você troca 500 mensagens com seu colega, a única mensagem que vai ficar registrada é a ultima. As mensagens não ficam armazenadas nem no celular e nem no servidor. Isso vale para mensagem de texto e foto. Também é impossível copiar as mensagens recebidas ou enviadas. Elas tem uma proteção contra cópias. Até mesmo a captura de tela é bloqueada, então a mensagem não pode ser repassada. A principal diferença é que estando no WhatsApp, tudo que você fala fica registrado nos celulares das pessoas que estão conversando. Isso pode ser retirado do WhatsApp e ir parar na web”, destacou.

José Dihego Oliveira informou que quando criou o aplicativo Lastgo a ideia foi criar uma ferramenta de comunicação que permitisse as pessoas conversarem como conversam face a face, sem nenhum tipo de registro, a não ser o que ficou no cérebro.

“Criei o Lastgo pra permitir que as pessoas conversem de maneira privada. Hoje em dia vivemos em um mundo onde tudo que a gente escreve na internet, mesmo nos aplicativos de comunicação, acaba indo parar em domínio público e isso pode trazer constrangimentos e dor de cabeça”, afirmou.

Combate a Fake News

O professor destacou ainda que o Lastgo é um aplicativo que combate as notícias falsas, já que é impossível copiar e compartilhar as mensagens. Os grupos, onde as FakeNews são disseminadas, também não existem no Lastgo.

“Além dessa privacidade total de você conversar e ficar a última mensagem, também existe o combate a Fake News. No Lastgo não existem grupos, já que a ideia é ter privacidade. Não há espaço para que as notícias falsas se propaguem. A ideia do Lastgo não é substituir o WhatsApp. Para assuntos que você quer privacidade, a pessoa pode recorrer ao Lastgo”, afirmou Dihego.

Como funciona

Para ter acesso ao Lastgo, a pessoa precisa instalar o aplicativo no celular, assim como os colegas. Um adiciona o outro, depois ambos se encontram.

“Inicialmente essa ferramenta está disponível apenas no Play Store, que é a loja do Google. Esse aplicativo não possui propaganda, então a pessoa tem que digitar certinho o nome dele: ‘lastgo’. É um aplicativo com o ícone que é um triangulo verde, então é muito fácil de identificar. A pessoa instala e convida os amigos. No próprio aplicativo tem um menu chamado enviar convites. A pessoa pode convidar por email ou por WhatsApp. Se os amigos também instalarem o Lastgo, vão poder conversar”, explicou o professor.

Lançamento

O aplicativo foi lançado no final do ano passado no Ifba de Feira de Santana e não houve nenhum tipo de divulgação, segundo informou o professor. Ainda assim, conforme ele, já são 190 usuários. “Eles contribuíram bastante apontado melhorias, novas funcionalidades que eles desejavam. Tudo foi incorporado e o aplicativo está ficando cada vez mais na direção do que as pessoas querem”, disse.

O professor falou ainda sobre a criptografia do Lastgo. “Atua na passagem do celular do individuo que está enviado a mensagem. A mensagem sai criptografada até o servidor e é redirecionada ao destinatário. Quando ela é redirecionada, ela é deletada do servidor, portanto, o caminho dela até o destinatário é toda criptografada”.

Escolha do nome

Last "última" e Go "Ida/Ir" em alusão ao fato que somente a última mensagem vai/fica disponível. Assim fica também um trocadilho com Let's go que significa: "vamos".

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade