Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • GOV BA Nota Premiada
  • Acorda Folia
25 de Abril de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 11/02/2019 11h16.

Vara do Júri de Feira retoma julgamentos dos processos a partir do dia 14 de fevereiro

De acordo com a juíza Márcia Simões, há júris marcados de réus presos até junho desse ano e a pauta para o mês nacional do júri já está sendo feita para novembro.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Vara do Júri de Feira retoma julgamentos dos processos a partir do dia 14 de fevereiro
Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

Laiane Cruz

Atualizada às 19h50

No próximo dia 14 de fevereiro, a Vara do Júri de Feira de Santana dará início aos julgamentos dos processos. Os júris ocorrerão em fevereiro e março, e em seguida haverá um intervalo de 20 dias, antes do seu recomeço em abril.

De acordo com a juíza Márcia Simões, há júris marcados de réus presos até junho desse ano e a pauta para o mês nacional do júri já está sendo feita para novembro, colocando os processos de réus soltos para esse período.

“A expectativa para 2019 é a melhor, no sentido de conseguir realizar todos os julgamentos pautados. Então com isso teremos em torno de pelo menos 60 julgamentos realizados. No ano passado, alguns processos tiveram que ser tirados de pauta por conta de problemas com a defesa, os advogados renunciaram, houve a transferência da defensora pública de Feira de Santana para Salvador, enfim, alguns contratempos que impediram de realizar os júris pautados”, afirmou a juíza.

De acordo com a juíza Márcia Simões, um dos júris que será realizado este ano é o do reú Igor Tosta Lopes, acusado de matar a namorada Wagna Andrade Soares, que era subtenente da Polícia Militar. O crime ocorreu no dia 30 de março de 2017.

“Esse processo vai fazer dois anos e poderia ter sido julgado antes. Nesse caso, especificamente, do Senhor Igor Tosta, a mídia da instrução criminal deu um problema e eu tive que repetir a instrução, por isso só veio a julgamento agora. Era pra ter acontecido ano passado, mas por conta desse contratempo temos que repetir as audiências. Também não houve recursos sentido distrito, a defesa entendeu que não era necessário fazer o recurso, nem o ministério público, e nós remarcamos para o dia 28 de fevereiro”, informou.

Apesar do número elevado de homicídios em Feira de Santana – em 2018, foram registrados 356 crimes deste tipo – a juíza Márcia Simões observa que o número de autores identificados e levados a julgamentos é muito baixo.

“Se todos os crimes fossem elucidados, nós teríamos que ter pelo menos 4 a 5 varas de júris em Feira de Santana, para conseguirmos dar andamento a esses processos. A pauta de julgamento é feita segundo o que o código de processo penal estabelece. Réu preso tem prioridade, ainda mais aqueles que estão presos há mais tempo, e também aqueles que foram pronunciados primeiro. A pronúncia ocorre depois que nós conseguimos fazer instrução do processo, ouvindo todas as testemunhas arroladas pelo ministério público em defesa e o próprio interrogado”, explicou.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Prefeitura antecipa pagamento de salário para esta quinta-feira
Feira de Santana

Prefeitura antecipa pagamento de salário para esta quinta-feira

O objetivo é garantir aos funcionários da Prefeitura de Feira de Santana o poder de consumo durante a Micare...

Professores realizam ato público contra a Reforma da Previdência
Feira de Santana

Professores realizam ato público contra a Reforma da Previdência

No dia 15 de maio haverá também uma paralisação geral.

Espécie de peixe encontrada em Feira de Santana preocupa técnicos da Prefeitura
Feira de Santana

Espécie de peixe encontrada em Feira de Santana preocupa técnicos da Prefeitura

O Jaguar é um dos maiores predadores do mundo, mais perigoso que a Piranha e o Tucunaré. Por isso a preocupa...

Vídeo

Pais invadem batalhão com recém-nascido desfalecido e PM salva a vida do bebê Veja mais Vídeos ›

Podcast

Projeto de leitura em escola pública de Feira de Santana é destaque nacional
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram