Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  •  Reserva Lumiere
  •  Reserva Lumiere
24 de Agosto de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Brasil

Todas as notícias
Publicado em 10/02/2019 11h20.

Ensaios técnicos de escolas de samba começam neste domingo

Sambistas iniciam ensaios técnicos na Passarela do Samba
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ensaios técnicos de escolas de samba começam neste domingo
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Acorda Cidade

Agência Brasil - Os ensaios técnicos de 2019 das escolas de samba do grupo especial, considerado a elite do carnaval do Rio, vão começar neste domingo (10), às 20h. As primeiras agremiações a participar dos encontros serão a Unidos de Vila Isabel, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Unidos da Tijuca.

O restante do calendário, com as outras 11 agremiações, ainda será divulgado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Segundo o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, os nomes das escolas para os próximos ensaios ainda não foram definidos, mas já está certo que eles vão ocorrer nos fins de semana 16 e 17 e, por último, 23 e 24, para dar tempo de todas participarem. “Nesse caso são Vila Isabel, Mocidade e Unidos da Tijuca nesse domingo. Depois, vamos soltar o calendário das outras escolas, que estamos terminando de fechar. Todas vão participar, se Deus quiser”, afirmou.

Embora tenha sido divulgado que a Light seria a patrocinadora dos ensaios técnicos, a companhia informou que ainda está avaliando a proposta encaminhada pelo governo do Rio e pela prefeitura do município, e que o acordo não foi assinado até agora. Pela proposta, a empresa descontaria do pagamento de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o valor investido nos ensaios técnicos. “A Light está fazendo, por meio de incentivo de ICMS, com o governo do estado”, observou.

O presidente da Liesa disse que as negociações continuam na tentativa do patrocínio, mas para não atrasar mais as apresentações, as escolas vão bancar os próprios custos de levar os seus componentes para os desfiles técnicos. “Na realidade, temos nos reunido com as escolas para organizar esta etapa de resgatar os ensaios técnicos e conseguimos, com esforço muito grande das escolas e de todos os envolvidos, retomar os ensaios já para este fim de semana, porque senão não daria tempo de as escolas ensaiarem”.

A Liga, no entanto, segundo Castanheira, vai cobrir os gastos com o Sambódromo. “A Liga, por meio da Lei Rouanet, vai bancar os custos da montagem do Sambódromo para os dias de ensaio, com grades, banheiros químicos, carro de som, equipes de trabalho e de limpeza de banheiros”.

Sobre a manutenção do Sambódromo, que sofreu roubos de cabos, grades, lâmpadas e torneiras dos banheiros, ele afirmou que não cabe à Liesa tratar desse assunto. “Não é com a Liga. Manutenção do Sambódromo é com a Riotur. Nós cuidamos da parte da montagem”, acrescentou.

Os ensaios técnicos que fazem a alegria de torcedores das escolas no período pré-carnaval, foram suspensos em 2017 por falta de patrocínio. Em 2018, apenas a Portela e a Mocidade, campeãs do ano anterior, foram para a avenida, completando a cerimônia de lavagem da Passarela do Samba.
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Seguro facultativo garante benefícios do INSS a quem não tem emprego
Brasil

Seguro facultativo garante benefícios do INSS a quem não tem emprego

Donas de casa e estudantes estão entre os que podem contribuir.

Manifestantes vão às ruas em defesa da Amazônia
Brasil

Manifestantes vão às ruas em defesa da Amazônia

No fim da tarde de hoje, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que autoriza o emprego das Forças Armada...

Brasil

Acre decreta emergência por causa de seca e incêndios florestais

A situação também ameaça o sistema de abastecimento de água para a população.

Vídeo

Veja vídeo em 3D de como ficará o Centro de Educação, no prédio do FTC Veja mais Vídeos ›

Podcast

CDL realiza entrega dos prêmios da campanha Liquida Feira 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram