Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Educa Mais Brasil
  • Secom BA aqui é trabalho
16 de Fevereiro de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Educação

Todas as notícias
Publicado em 07/02/2019 08h38.

Bahia recebe 11ª edição do maior evento estudantil da América Latina

A abertura foi realizada nesta quarta-feira (6), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, grande homenageado desta bienal.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Bahia recebe 11ª edição do maior evento estudantil da América Latina
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Acorda Cidade

Até o próximo domingo (10), Salvador recebe a 11ª edição do maior evento estudantil da América Latina, a Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). A expectativa é que 10 mil estudantes de todo o país participem de oficinas, rodas de discussão, debates, conferências, mostras estudantis e atividades culturais ao longo de cinco de dias. A programação será realizada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A abertura foi realizada nesta quarta-feira (6), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, grande homenageado desta bienal.

Para a 11ª edição, as três entidades estudantis nacionais, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), se somam em um grande evento. “Essa é uma oportunidade histórica de debatermos e questionarmos assuntos fundamentais para o futuro de nossa sociedade. Toda transformação social em qualquer sociedade passa pelo envolvimento estudantil”, afirmou a presidente da UNE, Marianna Dias.

Além de Gil, também será homenageado o ator Antônio Pitanga, que comentou a importância da bienal. “É de arrepiar ver essa juventude reunida, mostrando a força e importância da educação para o nosso futuro. Eu fico extremamente honrado com essa homenagem”, disse o artista.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou que o evento "é um momento histórico. A primeira edição da bienal aconteceu aqui, na Bahia, em 1999. De lá para cá, o movimento estudantil conseguiu muitas conquistas. Claro que há muitos percalços para superar. Mas é uma alegria muito grande ver a juventude discutindo e se encontrando em um momento como esse. Além disso, em 1999, a Ufba era a única universidade federal da Bahia, hoje nós temos seis".

Outros homenageados são o artista visual Paulo Bruscky, o dramaturgo João das Neves, o professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e a antropóloga Debora Diniz. Também são reverenciados Mãe Stella de Oxossi e Mestre Moa do Katendê.

Apoio

O evento tem apoio do Governo do Estado, que emprega 500 policiais militares no esquema de segurança. A Fundação Pedro Calmon (FPC) desenvolverá atividades com temas ligados à economia solidária. Já as universidades estaduais terão representantes nos debates acadêmicos.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) também participa com a campanha 'Respeita as Mina', de enfrentamento à violência contra as mulheres. Serão distribuídos adesivos sobre a campanha e exibido o vídeo 'Respeita as Mina'. A SPM distribuirá ainda folhetos informativos sobre as diversas formas de violência de gênero, com orientações de como e onde denunciar.

Com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência Estadual de Economia Solidária (Sesol), a Feira de Economia Solidária será instalada na tenda da Praça das Artes, no campus de Ondina, das 12h às 21h, desta quinta (7) a sábado (9).

Programação

A programação inclui debates e bate-papos com nomes como o pensador Boaventura de Souza dos Santos, além de nomes da classe política como Ciro Gomes, Jacques Wagner, Manuela D’Ávila, Guilherme Boulos, o governador do Maranhão, Flávio Dino, os ex-ministros da Cultura Juca Ferreira e Ana de Hollanda e a gestora cultural Ivana Bentes. Ainda estão confirmados a produtora cultural Paula Lavigne, a jornalista Laura Capriglione, o ativista Pablo Capilé, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site da UNE (bit.ly/2WzfZYi).
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rede Municipal vai ganhar três novas creches e reforma 20 escolas, informa secretaria
Educação

Rede Municipal vai ganhar três novas creches e reforma 20 escolas, informa secretaria

O Joselito Amorim passa por uma das maiores reformas estruturais da Rede.

Educação

Prazo para aderir ao Saúde na Escola é prorrogado até 28 de fevereiro

Pelo programa, os municípios recebem incentivos financeiros do governo federal para realizar ações de preve...

Secretaria continua matrícula para estudantes que moram em áreas longínquas da Bahia
Educação

Secretaria continua matrícula para estudantes que moram em áreas longínquas da Bahia

Para a matrícula, os interessados devem se dirigir a um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) ou d...

Vídeo

Vídeo mostra matadores chegando de carro para cometer crime em Feira Veja mais Vídeos ›

Podcast

Temperatura em fevereiro deve continuar alta, afirma coordenadora da estação climatológica
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram