Cultura

'Descobertas de Einstein', novo filme do planetário do Museu Parque do Saber, aborda ondas gravitacionais

O filme proporciona uma aventura no espaço, e quem assiste percebe os planetas, estrelas, buraco negro, e até mesmo os sons que ocorrem nas relações que eles exercem no espaço.

02/02/2019 às 07h08, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

De crianças a idosos, pessoas de todas as faixas etárias, demonstram curiosidade sobre astronomia. E quando se fala em experiências que podem ser aplicadas no dia a dia, as pessoas percebem, através dos filmes no planetário do Museu Parque do Saber, a realidade projetada na cúpula. O lançamento do filme "Descobertas de Einstein", que passa a compor a grade do planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, trouxe para perto dos espectadores toda influência que as ondas gravitacionais exercem sob os planetas.

O filme proporciona uma aventura no espaço, e quem assiste percebe os planetas, estrelas, buraco negro, e até mesmo os sons que ocorrem nas relações que eles exercem no espaço. A obra é uma nova aquisição do Museu Parque do Saber, disponibilizado pela ESO – European Southern Observatory- que viabiliza alguns filmes que são projetados no planetário e traduzidos, também sem custos, pela ABP – Associação Brasileira de Planetários.

O diretor do Museu, Basílio Fernandez, observa que um dos aspectos que motivou a solicitação do novo filme é a procura por parte de estudantes do ensino superior acerca de conteúdos relacionados a ondas gravitacionais. “Já tínhamos uma procura. A partir do ano de 2016, as pessoas perguntavam se não tinha nada sobre ondas gravitacionais e a gente não tinha, ainda. E foi descoberto, recentemente confirmado a reação das interações gravitacionais que existem, e puderam ser constatadas”, informa.

O filme “Descobertas de Einstein” aborda assuntos de física, física quântica, teoria da relatividade, de forma lúdica, a qual pode ser aplicada no dia a dia, para que as pessoas possam entender o que representa as descobertas de ondas gravitacionais, algo que levou 100 anos para ter sua existência constatada.

Basílio afirma que a intenção do filme é apresentar a confirmação da teoria sobre as ondas gravitacionais e a influência delas no espaço. “Já existia uma previsão da teoria, mas não tinha uma constatação, e a partir dos interferômetros, observatórios para as ondas gravitacionais, foram coletadas essas ondas. E foi possível constatar a partir das ondas gravitacionais o que estava acontecendo, através de movimentos que antes poderiam passar despercebidos”, explica. O filme ficará disponível para agendamentos e também sessões públicas aos domingos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade