Janeiro Branco

Psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental

Em Feira de Santana, a professora de psicologia Kátia Suzy Alves, desenvolve ações com esse objetivo.

29/01/2019 às 11h01, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Termina nesta semana a campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a importância de se manter uma vida equilibrada visando a saúde mental e emocional. Em Feira de Santana, a professora de psicologia Kátia Suzy Alves, desenvolve ações com esse objetivo. Ela explica como surgiu a campanha.

“Surgiu em Minas Gerias no ano de 2014 e tem se expandido para diversos outros lugares do Brasil e até para outros países. O foco é estabelecer um processo de conscientização sobre a saúde mental. O que cada um pode fazer em prol da sua saúde mental? Como lidar com nossas emoções? A gente convive em um ambiente familiar, num ambiente de trabalho, nos relacionamos o tempo todo e a proposta é a gente parar. Janeiro é o período que geralmente a gente para fazer reflexões, então nessa parada para o planejamento é que a gente, de forma proposital, escolhe para planejar a nossa saúde mental. O branco também foi escolhido de forma proposital, por ter bastante representações como paz, como página em branco”, explicou.

A psicóloga destaca que vivemos em um mundo de muita agitação e diz que é preciso ter uma vida com propósitos para se ter saúde emocional e mental.

“Temos que parar pra pensar sobre nossos pensamentos, sobre aquilo que a gente tem feito e especialmente ter uma vida com propósitos. Saber qual a razão da minha vida, o que estou fazendo aqui, que legado eu quero deixar para minha vida. Se a gente não pensar nisso, acabamos fazendo tudo de forma automática, sem significado. Os propósitos são aquilo que temos de mais íntimo em nosso coração. Quando a gente consegue identificar esse propósito, a gente consegue ter uma vida mais objetiva, com mais significado, com atenção mais plena naquilo que a gente está fazendo”, destacou em entrevista ao Acorda Cidade.

Saúde mental e suicídio

A psicóloga Kátia Suzy Alves disse ainda sobre o aumento do número de suicídio. Segundo ela, os números de suicídio aumentam especialmente nos meses de dezembro e janeiro.

“A gente acredita que esse índice seja, talvez, devido aqueles objetivos que a gente traça e não alcançamos. As pessoas se sentem frustradas, derrotadas e acabam tirando a própria vida. O que está acontecendo para que as pessoas se cobrem tanto? A gente tem tido aumento alarmante da depressão e outros transtornos de humor, um aumento alarmante de ansiedade, o aumento do consumo de drogas e temos que ter o olhar para esses problemas”, analisou.

Tecnologia

O uso exagerado de tecnologia, de acordo com a psicóloga, ajuda para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade e depressão. Ela informa ainda que pesquisas mais recentes contam que crianças podem ter crises compulsivas devido ao uso exagerado da tecnologia. “A gente tem diminuído os contatos, o toque, o olhar e tudo isso tem trazido grandes prejuízos”.

Com informações do repórter Ney Silva e Acorda Cidade  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade