Mundo do Trabalho

Como fazer um bom currículo para sair na frente em 2019

O currículo é fundamental para que o recrutador escolha você entre os demais.

29/01/2019 às 08h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quem está em busca de um emprego sabe o quão difícil é se destacar entre os demais concorrentes. Afinal, muitas pessoas também estão na busca de um trabalho. O currículo é fundamental para que o recrutador escolha você entre os demais.

Às vezes, acontece de pessoas serem ótimas profissionais, porém, na hora de fazer seu currículo acabam não se dedicando tanto ou não sabem como o fazer para ressaltar suas qualidades e experiências. Por isso, é tão importante saber como fazer um bom currículo.

Para você que está com dúvidas ou quer melhorar seu currículo, a seguir, há algumas dicas que vão fazer diferença na hora de se candidatar para as próximas vagas de trabalho.

Comece por um rascunho

Inicie seu currículo escrevendo em uma folha de rascunho todas a sua vida profissional e acadêmica. Coloque no papel tudo o que se lembrar. Além disso, aponte suas qualidades e características que julga serem importantes para a empresa que está se candidatando.

O rascunho te ajudará a não esquecer de nenhum acontecimento importante e também a organizar melhor as informações no documento. Dessa forma, inicie a criação do currículo em si, selecionando as informações da sua carreira acadêmica e profissional que são mais atraentes para a vaga.

Deixe o currículo padronizado

É importante que o currículo tenha um design minimalista e limpo, sem muitas artes para não desviar do objetivo dele, que é passar informações relevantes sobre a sua carreira. Uma dica importante é fazer com que seu currículo não ultrapasse uma folha. Pois, no meio de tantos currículos, é cansativo para o recrutador pegar um documento muito extenso.

Como o objetivo do currículo é passar informação, aconselha-se que as fontes utilizadas sejam: Arial, Calibri ou Times New Roman. Se quiser destacar alguma informação, não utilize negrito ou itálico, mas sim deixe a fonte um pouco maior.

Por exemplo, para o conteúdo geral utilize a fonte no tamanho 11 pt. Já para as informações que você quer destacar, utilize 12 pt ou 13 pt.

Seja objetivo

É preciso ser direto e objetivo nas informações que colocar no currículo. Afinal, todas as suas experiências profissionais e acadêmicas, que são relevantes para a vaga em questão, precisam caber em uma única folha.

Além disso, explicações mais elaboradas ou extensas ficam para a entrevista. Então, evite se estender demais e foque em mostrar que você é o profissional ideal para ocupar a vaga que a empresa está oferecendo.

Cuidado com os erros gramaticais

De nada adianta seguir todos os passos anteriores se o seu currículo for enviado com algum erro de gramática. Isso é mais grave ainda para vagas em que você precisará escrever, seja elaborando relatórios ou publicando textos.

Então, sempre antes de finalizar o documento e enviar, revise-o ou pague um revisor. Afinal, seu currículo é a primeira impressão que os recrutadores terão de você.

Faça um currículo personalizado

Quando estamos em busca de um emprego é normal enviarmos currículos para várias empresas. Porém, você toma o cuidado de personalizá-lo para cada tipo de vaga?

O ideal é que, para cada vaga nova que tenha pré-requisitos diferentes ou que seja de um ramo empresarial diferente, as informações dispostas no currículo sejam personalizadas.

Por exemplo, digamos que você tenha experiência e seja formado em algum curso da área de marketing. Assim, surgiu duas vagas de trabalho: uma para atuar na elaboração de campanhas publicitárias e outra para ser gerenciador de conteúdo de um blog. Como são vagas que exigem pré-requisitos diferentes, o ideal é que você foque o seu currículo na área do digital com informações de experiência profissional mais específica para cada vaga.

Portanto, sempre que for enviar seu currículo para uma nova empresa, verifique se as informações dele são relevantes para a vaga. Se não forem, é possível retirar e substituir para alguma outra que seja mais relevante.

Saiba estruturar um currículo

Um currículo pode ter designs diferentes, mas as informações que precisam estar dispostas neles são sempre as mesmas ─ exceto quando a empresa pede alguma informação a mais. Um bom currículo precisa iniciar com os dados pessoais do candidato.

Sendo assim, coloque seu nome completo, e-mail, endereço, data de nascimento, estado civil, número de telefone e outras formas de contato. Não coloque número de documentos pessoais. Com relação a colocar ou não a sua foto, isso fica a critério de cada empresa. Mas se colocar, evite fotos do dia a dia e fotos muito formais.

Após as informações pessoais, vem a experiência profissional e acadêmica. Separe elas em dois blocos e coloque apenas os cursos e experiências profissionais relevantes para a vaga em questão. Lembre-se de personalizar seu currículo para cada empresa.

Além dessas informações, você também pode colocar no documento os seus hobbies e suas características de personalidade. Dessa forma, seu currículo estará completo.

Cuide de suas redes sociais

Apesar de não se tratar diretamente do currículo, as redes sociais influenciam muito na hora de escolher o próximo funcionário da empresa. Se você tem conta em redes sociais, precisa prestar atenção a tudo o que posta ou comenta nela.

Algumas empresas podem verificar suas atividades na internet. Sendo assim, notícias falsas, fotos não profissionais, opiniões fortes e desrespeito com antigas empresas ou pessoas podem influenciar na hora da avaliação.

Com as dicas que foram passadas, é hora de você colocá-las em prática e fazer um bom currículo para as próximas vagas de emprego. Se você já tem um currículo, verifique se as informações contidas nele são relevantes, de acordo com as dicas que foram passadas.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade