Feira de Santana

Amigos e familiares de velejadores presos em Cabo Verde realizam campanha para pedir mais celeridade da justiça

As famílias dos brasileiros desejam mais celeridade no caso e maior atenção das autoridades.

26/01/2019 às 17h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Na manhã deste sábado (26), amigos e familiares dos velejadores brasileiros presos em Cabo Verde se reuniram na Avenida Getúlio Vargas em Feira de Santana para divulgar a campanha “Onda” que pede liberdade para os jovens Rodrigo Dantas, Daniel Dantas e Daniel Guerra que foram detidos há mais de uma ano no país sob a acusação de de tráfico internacional de drogas. Alex Coelho Lima, tio de Rodrigo Dantas, um dos velejadores baianos disse em entrevista ao Acorda Cidade que esse mês a justiça de Cabo Verde anulou a decisão que condenava os três velejadores com base no inquérito da Polícia Federal, na apresentação da tese da defesa, mas os jovens continuam presos. Segundo ele, as famílias dos brasileiros desejam mais celeridade no caso e maior atenção das autoridades.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Meses se passaram e no dia 15 de janeiro desse ano saiu a decisão . As famílias já foram três vezes à Brasília e pedimos ao governo anterior que ele fizesse algo por isso. Ele esteve no país, formalizou pessoalmente com o presidente de Cabo Verde para que ele desse brevidade no caso, que desse atenção devida a um documento da Policia Federal e a decisão veio agora. Estão fazendo um descaso com isso. O governo brasileiro tem que dar uma atenção especial porque é um desrespeito o que um país esta fazendo. Há o sofrimento, temos gastos absurdos. As famílias dos três brasileiros tiveram que alugar apartamento em Cabo Verde para estar perto deles, contratar advogado, tem a alimentação que tem que ser levada e outras despesas. São três famílias que estão em uma situação que nem trabalhar estão trabalhado. Há um ano e cinco meses se dedicam a isso. Estamos sofrendo com isso, a gente quer simplesmente que eles sigam a leis do país”, ressaltou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Alex Coelho informou que os brasileiros já apresentam sinais de abatimento e desânimo. O sobrinho está desmotivado, o outro baiano Daniel Dantas se abateu muito psicologicamente e o gaúcho Daniel Guerra apesar de ser uma pessoa forte e experiente, fez tratamento de câncer há dez anos e está sofrendo por não conseguir assistência médica em Cabo Verde. O contato dos velejadores com as famílias acontece aos domingos e nesses momentos eles têm a oportunidade de saber sobre as mobilizações que acontecem a favor deles em todo o Brasil e o empenho de muitas pessoas m ajudá-los.

“Nesse momento eles sentem essa energia de que o Brasil está se movimentando a favor deles e se mantém fortes para suportar. Daqui há mais 20 e poucos dias eles esperam que seja analisado esse pedido e para que aguardem o processo em liberdade. É essa a expectativa que nós temos e que o próximo juz eu venha analisar o caso acate que não há mais provas contra eles. Esperamos que eles fiquem em liberdade”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A campanha a favor dos velejadores brasileiros além do apoio de amigos e familiares, tem o engajamento de atletas e músicos como Lars Grael, Ricardo Winick, os cantores Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Tuca Fernandes e Ricardo Chaves. Várias manifestações de apoio ao velejadores já foram apresentadas e fortalecem a corrente de justiça.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade