Feira de Santana

Com atraso de obras, Shopping Popular deve ter novo prazo de entrega, diz secretário

O secretário Borges Júnior falou ainda sobre o processo de transferência dos camelôs quando o prédio for entregue.

18/01/2019 às 17h17, Por Kaio Vinícius

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Laiane Cruz

As obras do Shopping Popular, no Centro de Abastecimento, estão atrasadas e a empresa responsável pela construção do entreposto comercial estuda um novo prazo de entrega do local aos vendedores ambulantes. A informação é do secretário de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior.

De acordo com o secretário, ele esteve em visita ao local, acompanhado dos secretários de Planejamento, Carlos Brito, e Meio Ambiente, Arsênio Oliveira, e mais dois engenheiros: um da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e outro da empresa responsável pelas obras, para juntos avaliarem o andamento dos trabalhos.

“A parte estrutural está bastante avançada, porém houve uma minação na quarta etapa, e hoje é necessário fazer uma intervenção nessa minação que surgiu. Isso fez com que a obra perdesse um pouco da sua velocidade, uma vez que no mês de dezembro houve chuvas na cidade e piorou essa minação. Em função disso, a empresa fez um alerta à prefeitura pedindo um aditivo de prazo, e o prazo que seria agora para o mês de fevereiro ou março, estão tentando puxar para o mês de maio. Mas nós estamos aí com essa perspectiva de que nesse primeiro semestre nós ainda concluiremos toda a obra do centro comercial”, informou Borges Júnior.

Sobre a minação, ele explicou que será necessário fazer a migração de todo o volume de águas que surgiu, um novo preparo do solo e uma nova estruturação, o que requer compra de materiais e engenheiros qualificados para poder orientar toda aquela obra.

Transferência dos camelôs

O secretário Borges Júnior falou ainda sobre o processo de transferência dos camelôs quando o prédio for entregue. Ele acredita que será tranquilo, visto que foram feitas diversas reuniões sobre o assunto.

“Nós fizemos reuniões no mês de novembro e dezembro, onde ficou definido juntamente com o Consórcio Feira Popular e os ambulantes que fizeram parte da reunião que nos primeiros três meses não haveria aluguel para que eles pudessem fazer adequação dos seus boxes e as compras para equipar suas unidades. Entendemos também que todos aqueles que foram avaliados pela pesquisa de dados do Sebrae, que será concluída agora no final de janeiro, dá também uma visibilidade das questões em relação a essa transferência. Essa pesquisa do Sebrae foi pra identificar o tamanho da barraca, qual o box que cada um deseja, e também para identificar se alguém mudou de ramo”, disse.

Borges Júnior lembrou também que, logo após a saída dos ambulantes do centro comercial da cidade, serão iniciadas as obras de reestruturação, conforme o projeto de requalificação apresentado pelo prefeito Colbert Martins.

“O prefeito, junto com o secretário de Planejamento e o de Desenvolvimento Econômico, prospectou um financiamento de R$ 100 milhões, em que um valor considerável vai ser utilizado para fazer a readequação da Sales Barbosa, Marechal Deodoro e Senhor dos Passos. A prefeitura já publicou no diário oficial a licitação para contratação da empresa de arquitetura que irá fazer esses trabalhos, para que aquela que ganhar apresente para o poder público”, salientou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

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