Saúde

Calçado com tamanho maior faz mal às crianças?

O crescimento do pé e o tênis que se usa devem ser acompanhados com a mesma importância que se dá à estatura da criança.

18/01/2019 às 14h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Apesar da habilidade de conquistar qualquer pessoa, crianças pequenas também têm a incrível competência de promover altos e diversos gastos para os pais. Mesmo depois de passar pela fase das fraldas, a fase de crescimento impõe aos responsáveis um problema crônico, que é a compra de novas vestimentas.

Esse movimento acontece com qualquer item, mas é claro que existem peças que devem ser tratadas com certo grau de prioridade. No caso de calçados, como um adidas infantil, é crucial que o cuidado seja maior do que com uma camiseta, calça e outras peças.

O crescimento do pé e o tênis que se usa devem ser acompanhados com a mesma importância que se dá à estatura da criança, pois o pé é um dos membros do corpo que mais interfere no desenvolvimento do ser humano, afinal, serve de suporte para o corpo inteiro.

O pé da criança é formado por tecidos ainda frágeis, como músculos, nervos, tendões, vasos sanguíneos, entre outros, e passa por um processo de crescimento e desenvolvimento em que as cartilagens endurecem, formando ossos. Tal processo deve levar cerca de 15 anos desde o nascimento da criança.

O calçado é extremamente importante para a boa formação do pé, evitando problemas típicos como o conhecido “pé chato”, “joanete”, deformação de dedos, entre outras possibilidades. Essa questão ganha maior proporção quando se leva em conta que a anomalia pode alcançar outras partes do corpo, como os joelhos, o quadril e até a coluna.

Apesar de muitos responsáveis prestarem bastante atenção nisso, estudos recentes indicam que 50% das crianças usam um sapato de tamanho menor que o ideal. Isso acontece pois muitas vezes os tecidos moles são menos sensíveis, e a criança em fase de desenvolvimento pode não sentir dor ou qualquer tipo de incômodo vindo do sapato.

Para que tudo corra bem, vale ressaltar que os pediatras recomendam um calçado no mínimo 12 mm e no máximo 17 mm maior do que o pé. Caso a alternativa maior seja escolhida, a estimativa é de uma durabilidade de cinco meses, já que se considera 1 mm de crescimento médio mensal do pé infantil.

Também é importante que haja certa folga na parte da frente do calçado, o que mantém livre o arco do pé e os dedos – o bico largo é uma excelente opção. Para as crianças que já caminham, o calcanhar deve estar firme e, por último, é interessante optar por solas grossas e flexíveis, pois o contato e a percepção do solo auxiliam a estimular o sistema nervoso, que afeta o equilíbrio, a musculatura, entre outras partes do corpo.

Para finalizar, a palmilha pode ser uma excelente coadjuvante para o pisar saudável das crianças em fase de crescimento.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade