Saúde

Mais de 30% dos pacientes diabéticos e hipertensos abandonam tratamento, diz prefeitura

O abandono, diz a coordenadora do CADH, Andrea Silva, dificulta o tratamento e favorece o aparecimento de outras doenças.

17/01/2019 às 16h16, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cerca de 1/3 dos mais de quatro mil pacientes do CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) voluntariamente abandonam o tratamento. Se não retornarem no prazo de um ano são automaticamente desligados.

Para retornar ao CADH, o paciente deve procurar uma unidade de saúde – UBS ou ESF – para que o médico faça novo encaminhamento. Estes pacientes devem apresentar mais de três complicações, como retinopatia diabética, nefropatia ou neuropatia, entre outras.

O abandono, diz a coordenadora do CADH, Andrea Silva, dificulta o tratamento e favorece o aparecimento de outras doenças. “Ele precisa fazer novo cadastramento e, mais importante, se comprometer com a sua saúde”.

O aparecimento de novos problemas de saúde ou agravamento dos existentes, diz a coordenadora, leva à conscientização dos pacientes de quem devem continuar o tratamento. Os mais idosos são os mais resistentes à continuidade do tratamento.

Portanto, não há admissão diretamente no órgão, que diariamente realiza, em média, 150 atendimentos médicos – endocrinologistas, cardiologista, angiologista neurologista, mais de enfermagem, com assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicologias.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade