Saúde

Quer emagrecer? 13 frutas que você tem que consumir com urgência

O consumo de frutas contribui para hidratação do corpo, diminui a retenção de líquidos e ainda traz vários benefícios para saúde

16/01/2019 às 16h18, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

O verão também é o tempo ideal para adotar novos hábitos na rotina, principalmente alimentares. As altas temperaturas, a exposição ao sol e a maior transpiração pedem uma atenção redobrada com a hidratação do organismo. De acordo com a nutricionista Tâmara Ferreira, as frutas são uma ótima pedida para repor os líquidos do corpo e ainda ajudam no emagrecimento. "O consumo de frutas contribuem para hidratação do corpo, diminui a retenção de líquidos e ainda trazem vários benefícios para saúde".

Para te ajudar a montar o cardápio de lanches e sobremesas, Tâmara Ferreira listou x frutas e seus benefícios. Confira:

1- Abacaxi: contribui para hidratação do organismo, favorece na digestão de proteínas e gorduras e ainda tem ação desintoxicante.

2- Abacate: é uma fonte de gordura boa ideal para aumentar a sensação de saciedade do organismo e evitar a mania de "beliscar" toda hora. Ele também tem poder anti-inflamatório, ajuda a controlar o fluxo intestinal e atua na prevenção de doenças, como câncer.

3- Frutas cítricas (laranja, limão e tangerina): são ricas em vitamina C. Elas fortalecem o sistema imunológico e estimulam a produção de colágeno, que é ótimo para saúde da pele e cabelo.

4- Melancia: rica em caroteno, que é convertido em vitamina A para o organismo, licopeno (protege o organismo de câncer), vitamina C e B e ainda tem glutationa, que atua no processo de anti-envelhecimento. Essa fruta ainda estimula a vasodilatação, que permite que mais nutrientes cheguem ao músculo, dando uma maior força muscular.

5- Manga: rica em vitamina A e em betacaroteno. Ela combate a prisão de ventre, contribui para a produção de melanina, ajuda na saciedade do organismo e ainda protege a visão.

6- Banana: rica em fibras, vitamina C e do complexo B, carboidratos, potássio e minerais. A banana é uma ótima fonte de energia (opção de alimento para pré-treino), nutre a flora intestinal, provoca sensação de saciedade, que resulta no maior controle da glicose no sangue.

7- Melão: rica em água, vitamina A, C, potássio e fibra. É ideal para hidratar o corpo e diminuir a retenção de líquido. Essa fruta ainda ajuda a afinar o corpo e na redução da pressão arterial.

8- Kiwi: possui baixo índice glicêmico, rico em vitamina C e substâncias antioxidante. Ele reduz o aumento de gordura corporal quando consumido de forma adequada (uma unidade) e ainda ajuda na eliminação de toxinas do organismo.

9- Morango: rico em vitaminas C e B9 e em minerais. Essa fruta estimula o bom funcionamento do sistema imunológico e melhora o aspecto da pele e do cabelo.

10- Pera: rica em sais minerais (sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio), vitaminas A, C e do complexo B e em fibras. A pera contribui para o bom funcionamento intestinal, aumenta a sensação de saciedade, reduz a pressão arterial e atua no processo de contração muscular, que consequentemente melhora o desempenho do treino.

11- Uva: rica em sais minerais, vitamina A e C e do complexo B, compostos antioxidantes e antocianina. Tem a função diurética, é importante para saúde do coração e ainda regulariza a circulação.

12- Umbu: rico em magnésio, fibras, proteínas e vitaminas A, B1, B2, B3 e C. É uma fruta muito nutritiva, que auxilia no emagrecimento e na redução de açúcar no sangue.

13- Seriguela: rica em vitaminas, minerais, carboidratos e fibras. O consumo dessa fruta ajuda a melhorar o aspecto do cabelo, pele e unha, protege a visão, ajuda a reduzir o inchaço, fortalece o sistema imunológico e ajuda no funcionamento intestinal.

Como inserir as frutas no cardápio?

A nutricionista Tâmara Ferreira sugere o consumo de frutas no lanche (da manhã e da tarde) ou de sobremesa, de preferência associada a uma fonte de fibra. "Você pode preparar um suco da fruta, água aromatizada, smoothie, shake, geladinho ou sorvete e até um suco funcional (detox)".

– Água aromatizada: corte pedaços de fruta e coloque no meio da sua garrafinha de água para dar sabor. Pode ser: água com rodelas de limão, abacaxi ou morango.

– Smoothie: é uma espécie de suco mais encorpado, normalmente com três ingredientes principais. Um exemplo é smoothie de morango com romã. Você coloca 100ml de suco de romã, 3/4 de xícara de morangos congelados, 1 colher (sopa) de linhaça e cubinhos de gelo.

– Geladinho: você pode apenas fazer o suco de fruta e congelar ou associar o suco de fruta com folha verde (couve) e gengibre.

– Sorvete fit: utilize apenas as frutas para fazer um sorvete. Bata banana congelada com manga e lascas de gengibre. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade