Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo Sefaz
23 de Março de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 10/01/2019 10h08.

Hemoba registra baixo estoque de sangue em Feira e convoca doadores

Atualmente, o banco de sangue do Hemoba está funcionando provisoriamente na área do Núcleo Regional de Saúde (antiga 2ª Dires), vizinho ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Hemoba registra baixo estoque de sangue em Feira e convoca doadores
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Laiane Cruz e Ney Silva

Atualizada às 19h40

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Feira de Santana está com um baixo estoque de sangue. O número de doadores, que chegava a 30 por dia, caiu para 10 neste mês de janeiro. A coordenadora de produção do Hemoba, a biomédica Marilene Sousa, explica porque houve essa queda do número de doadores.

“São dois momentos críticos durante o ano. Sempre em janeiro, porque muitas pessoas estão viajando, e em junho a gente também tem essa queda, que é período festivo e muita gente viaja”, informou Marilene Sousa.

De acordo com ela, para cada grupo sanguíneo e fator existe um número ideal de bolsas, e o Hemoba sempre trabalha para fidelizar o doador, fazendo com que compreenda a importância da doação de sangue e volte sempre no período ideal.

“Para ser doador de sangue, a pessoa tem que ter entre 16 e 69 anos, sendo que de 16 a 17 anos a pessoa tem que ter a autorização e estar acompanhada com os responsáveis. E aos 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60 anos. Estar em bom estado de saúde. Portar documento oficial com foto, ter dormido bem na noite anterior à doação, não ter feito uso de bebida alcoólica até 12 horas antes da doação ou atividade física”, explicou.

Conforme a biomédica, doar sangue é algo muito rápido. Dura em média de cinco a sete minutos, podendo chegar a 15 em alguns casos. O homem pode durar a cada dois meses, e não deve ultrapassar quatro doações anuais. As mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, sendo que não devem ultrapassar três doações anuais.

“Gostaria de convidar, principalmente as pessoas que têm fator RH negativo, O negativo, A negativo, AB negativo, porque nós estamos com o estoque crítico. O número de doadores diminuiu, principalmente o de RH raros, que são os negativos, nós estamos fazendo um apelo que venha a nossa unidade. O tipo O negativo é universal, e se chegar uma pessoa hoje com risco de morte sem prova de compatibilidade nenhuma, nós administramos o O negativo para que essa pessoa tenha sua doação garantida”, destacou.

Atualmente, o banco de sangue do Hemoba está funcionando provisoriamente na área do Núcleo Regional de Saúde (antiga 2ª Dires), vizinho ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Habitação

Bairro Sim expande limites residenciais em Feira de Santana

Incorporadora RNI lança neste sábado (23) o Residencial Reserva Sim, o sexto empreendimento da empresa na re...

Comerciantes e vendedores de lanches conhecem layout dos espaços de boxes do Shopping Popular
Comércio

Comerciantes e vendedores de lanches conhecem layout dos espaços de boxes do Shopping Popular

Os primeiros a receberem as orientações foram os comerciantes do Setor de Artesanato, do Centro de Abastecim...

Feira Temática conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância da água
Dia Mundial da Água

Feira Temática conscientiza crianças e adolescentes sobre a importância da água

Os cuidados com a água parada também foram lembrados no evento.

Vídeo

Feira: estudantes fazem manifestações contra calor e cobram melhorias na estrutura de escolas estaduais Veja mais Vídeos ›

Podcast

Dia da Felicidade
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram