Feira de Santana

Hemoba registra baixo estoque de sangue em Feira e convoca doadores

Atualmente, o banco de sangue do Hemoba está funcionando provisoriamente na área do Núcleo Regional de Saúde (antiga 2ª Dires), vizinho ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

10/01/2019 às 10h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Atualizada às 19h40

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba) de Feira de Santana está com um baixo estoque de sangue. O número de doadores, que chegava a 30 por dia, caiu para 10 neste mês de janeiro. A coordenadora de produção do Hemoba, a biomédica Marilene Sousa, explica porque houve essa queda do número de doadores.

“São dois momentos críticos durante o ano. Sempre em janeiro, porque muitas pessoas estão viajando, e em junho a gente também tem essa queda, que é período festivo e muita gente viaja”, informou Marilene Sousa.

De acordo com ela, para cada grupo sanguíneo e fator existe um número ideal de bolsas, e o Hemoba sempre trabalha para fidelizar o doador, fazendo com que compreenda a importância da doação de sangue e volte sempre no período ideal.

“Para ser doador de sangue, a pessoa tem que ter entre 16 e 69 anos, sendo que de 16 a 17 anos a pessoa tem que ter a autorização e estar acompanhada com os responsáveis. E aos 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60 anos. Estar em bom estado de saúde. Portar documento oficial com foto, ter dormido bem na noite anterior à doação, não ter feito uso de bebida alcoólica até 12 horas antes da doação ou atividade física”, explicou.

Conforme a biomédica, doar sangue é algo muito rápido. Dura em média de cinco a sete minutos, podendo chegar a 15 em alguns casos. O homem pode durar a cada dois meses, e não deve ultrapassar quatro doações anuais. As mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, sendo que não devem ultrapassar três doações anuais.

“Gostaria de convidar, principalmente as pessoas que têm fator RH negativo, O negativo, A negativo, AB negativo, porque nós estamos com o estoque crítico. O número de doadores diminuiu, principalmente o de RH raros, que são os negativos, nós estamos fazendo um apelo que venha a nossa unidade. O tipo O negativo é universal, e se chegar uma pessoa hoje com risco de morte sem prova de compatibilidade nenhuma, nós administramos o O negativo para que essa pessoa tenha sua doação garantida”, destacou.

Atualmente, o banco de sangue do Hemoba está funcionando provisoriamente na área do Núcleo Regional de Saúde (antiga 2ª Dires), vizinho ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Galpão de Peixes

Feira de Santana

Galpão de peixes no Centro de Abastecimento amanhece com filas nesta Quinta-feira Santa

Além dos peixes, outros produtos comercializados no Centro de Abastecimento, à exemplo do quiabo, estão com uma grande procura.

28/03/2024 às 09h25

Estudantes de Exatas

Representação Feminina

Estudante da Uefs conta os principais desafios na igualdade de gênero em Cursos de Ciências Exatas

Natural do município de Governador Mangabeira, a jovem de 23 anos já idealiza seu futuro acadêmico através do seu curso...

28/03/2024 às 06h37

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Após diálogo com a prefeitura e gestão

Servidores do Samu não suspenderão as atividades nesta quinta-feira (28); paralisação pode ocorrer na Micareta

Deu-se um prazo para que o atendimento à pauta de reivindicação seja definido até o dia 14 de abril.

27/03/2024 às 21h18

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

image

Rádio acorda cidade