Toque Esportivo

Copa do Nordeste pagará premiação milionária ao campeão em 2019

Os quatro melhores de cada lado avançam para o mata-mata.

10/01/2019 às 08h18, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir da próxima terça-feira (15), a bola começa a rolar pela Copa do Nordeste, um dos últimos torneios regionais do país. Em 2019, um novo formato deve esquentar a briga pelo título. Diferente de anos anteriores, os 16 clubes foram divididos em dois grupos. Os quatro melhores de cada lado avançam para o mata-mata.

Na chave A, estão Santa Cruz, Vitória, Fortaleza, CRB, Salgueiro, Sergipe, Sampaio Corrêa e Altos. No grupo B, Bahia, CSA, ABC, Confiança, Náutico, Ceará, Moto Club e Botafogo-PB. Como os times de um grupo enfrentam as equipes do outro na fase de classificação, a Lampions League contará logo de cara com duelos como Santa Cruz x Náutico, Vitória x Bahia, Fortaleza x Ceará, CSA x CRB, Sergipe x Confiança e Sampaio Corrêa x Moto Club, além dos clássicos regionais.

Fortaleza e Vitória largam na frente no grupo A. O Tricolor de Aço é o atual campeão da Série B, e, mesmo com poucos jogadores que atuaram pela equipe no ano passado, continua sob o comando de Rogério Ceni. O time que ficou fora da Copa do Nordeste em 2018 quer fazer um bom papel na competição este ano.

Quem também vem forte é o Vitória, maior vencedor da Copa do Nordeste, com quatro conquistas. Apesar de ter sido rebaixado para a segunda divisão no ano passado, os baianos são considerados favoritos para conquistar o torneio. Na última edição, o Rubro-Negro foi eliminado nas quartas de final para o Sampaio Corrêa, que viria a ser campeão.

Time a ser batido e querendo surpreender novamente, o Sampaio Corrêa disputa com Santa Cruz e CRB as outras vagas do grupo. Salgueiro, Sergipe e Altos correm por fora.

No Grupo B, a disputa também promete ser equilibrada. E os três times do grupo que irão disputar a primeira divisão neste ano saem em vantagem. Após se recuperar no Brasileirão de 2018 e evitar o rebaixamento, o Ceará, do técnico Lisca Doido, conta com a manutenção de boa parte do elenco e é favorito não só para uma das vagas do grupo, como também para conquistar o título da competição.

Outro forte candidato ao título que está no Grupo B é o Bahia. O Tricolor, que terminou o Brasileirão na 11ª posição, perdeu jogadores importantes como Zé Rafael e Vinícius, mas continua forte em 2019. Favorito, time pode igualar o maior rival com quatro título regionais.

O CSA, vice-campeão brasileiro em 2018, manteve boa parte do elenco e está agitando o mercado da bola, com contratações como a do o ex-flamenguista Matheus Sávio. Os alagoanos saem na frente por uma das vagas do grupo para as quartas de final e prometem fazer uma boa campanha na Lampions League deste ano.

Atrás dos três clubes do grupo que disputam a primeira divisão, Náutico, Botafogo-PB e ABC lutam, na teoria, pela outra vaga do grupo. Os três times disputam a terceira divisão neste ano e lutam para formar elencos que possam competir com as equipes de maior expressão. Confiança e Moto Club terão que suar a camisa para conseguir a classificação.

As equipes de uma chave enfrentam em jogos de ida os times da outra, sendo que o quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Até a semifinal, os jogos são eliminatórios e em jogo único. Na grande decisão, o regulamento prevê partidas de ida e volta.

O título de Rei do Nordeste também significa alívio financeiro para os clubes. Enquanto o vice-campeão leva para casa cerca de R$ 500 mil de premiação, o grande campeão embolsa a quantia de R$ 1 milhão.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade