Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Governo Sefaz
24 de Março de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Culinária

Todas as notícias
Publicado em 22/12/2018 07h20.

Azeite é amplamente consumido pelos brasileiros nas festas de fim de ano

Consumir azeite de oliva proporciona vários benefícios a saúde, como por exemplo o controle da diabetes, auxílio na prevenção do câncer, da osteoporose e até mesmo o Alzheimer.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Azeite é amplamente consumido pelos brasileiros nas festas de fim de ano
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

As festas estão chegando e as ceias de Natal e Ano Novo pedem pratos regados a um bom azeite de oliva. As prateleiras dos supermercados estão sempre com inúmeras opções, com uma variedade de rótulos e preços diferenciados. Mas você sabe como escolher um bom azeite?

Consumir azeite de oliva proporciona vários benefícios a saúde, como por exemplo o controle da diabetes, auxílio na prevenção do câncer, da osteoporose e até mesmo o Alzheimer. Diante disso, a Oliva (Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira) lista algumas dicas para auxiliar os consumidores na hora de escolher um bom azeite.

Escolha embalagens preferencialmente com vidros escuros, que protegem o azeite da luz, pois o azeite quando exposto à luminosidade, seja ela natural ou artificial, propicia a oxidação e isso prejudica a conservação do produto. Lembre-se, menor acidez não garante a qualidade do azeite, pois esta é apenas um dentre outros parâmetros de qualidade.

Também é importante ter atenção à origem do produto, saber quando e onde foi envasado e seu prazo de validade. Em relação ao preço, desconfie sempre de azeites com preço muito abaixo do praticado do mercado, pois pode ser um indício de produto não conforme com os padrões de qualidade. Sempre que possível, dê preferência a marcas de renome.

O site oficial da Oliva (www.oliva.org.br) contém outras dicas para o melhor consumo do azeite, sempre alinhado com as diretrizes do Conselho Oleícola Internacional (COI), principal órgão mundial ligado ao azeite.

Deu água na boca? Confira duas dicas de receitas, uma para entrada e outra para sobremesa, que podem deixar sua ceia muito mais saborosa – e regada a um bom azeite, claro!

Salada de Lentilhas

 Ingredientes
½ kg de lentilhas vermelhas cozidas ½ kg de lentilhas comuns cozidas
1 colher (sopa) de endro
2 cenouras cortadas
Pimenta-do-reino a gosto
Cominho a gosto
Folhas de hortelã a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto

Preparo
Cozinhe as lentilhas separadas. Coe e reserve. Cozinhe as cenouras e corte no formato que preferir. Misture as lentilhas em uma tigela. Adicione a pimenta-do-reino, o cominho, o endro e as cenouras. Coloque azeite, sal e as folhas de hortelã na hora de servir.

 

Pera dourada com mel, baunilha canela, limão e azeite

Ingredientes:
8 peras doces e firmes
¼ de xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de essência de baunilha
½ colher (chá) de canela em pó
Suco de 1 limão
Azeite de Oliva

Preparo:
Aqueça o forno a 200ºC, unte um refratário com azeite e reserve. Descasque e corte as peras em quatro. Numa tigelinha, coloque o mel, a baunilha, a canela, o limão, duas colheres de sopa de azeite e misture até obter um creme homogêneo. Coloque o creme na assadeira e mexa até que os pedaços de pera estejam totalmente cobertos pela mistura. Leve ao forno por uns 30 minutos, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Sirva com sorvete.

 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Veja três receitas práticas de ovo de páscoa
Culinária

Veja três receitas práticas de ovo de páscoa

Ovo de páscoa tradicional, trufado e marmorizado são as opções

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda
Culinária

Cachorro-quente de forno é fácil de preparar; aprenda

Receita fica pronta em poucos minutos e é ótima opção para o lanche da tarde

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas
Culinária

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas

Além de dar dicas pontuais, a marca ainda traz duas receitas imperdíveis.

Vídeo

Feira: estudantes fazem manifestações contra calor e cobram melhorias na estrutura de escolas estaduais Veja mais Vídeos ›

Podcast

Definidas atrações locais da Micareta 2019
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram