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Sebrae lista 5 dicas importantes para o empreendedor planejar 2019 para o sucesso

Atitudes simples para quem tem ou pretende abrir uma empresa no próximo ano podem fazer toda a diferença.

18/12/2018 às 14h06, Por Kaio Vinícius

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Juliana Vital

O ano de 2018 não foi bom para os micro e pequenos empresários, mas uma pesquisa realizada pelo Sebrae revela que sete em cada 10 empreendedores apostam que 2019 será melhor. Do total de entrevistados, 67% dos empreendedores estão otimistas com o próximo ano.

Somente em Feira de Santana, existem cerca de 5 mil empresas ativas, entre micro e pequenas. De acordo com o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, o mercado local deve seguir o cenário positivo destacado pela pesquisa nacional, mas ressaltou que é preciso seguir passos importantes e que podem fazer toda a diferença para quem quer aproveitar esse cenário e pretende começar uma nova empresa ou, até mesmo, melhorar os negócios alcançando o sucesso em 2019.

“Em geral, devemos retomar o crescimento da economia e, para quem aproveitou o momento da crise para tomar algumas decisões estratégicas, o ano será melhor. Para aqueles que ainda pretendem tomar, acredito que será também um ano de bons resultados, mas para alcançar os melhores resultados dentro destas duas realidades, é preciso muito planejamento e destacar alguns aspectos importantes para o crescimento pessoal e empresarial”, comenta.

Para Abcely LIma, diretor executivo da Simples Varejo, empresa de tecnologia que presta serviços para o comércio, o apoio do Sebrae permitiu passar pelos momentos difíceis do cenário econômico do país com mais tranquilidade.

“Este ano foi muito interessante, pois buscamos, mediante os desafios da crise, qualificação e atualização através dos programas que o Sebrae oferece, justamente para nos prepararmos para o ano 2019. Acredito que será um ano importante para o nosso crescimento pois a economia vem dando sinais positivos, os empresários estão demonstrando mais confiança. Por isso, continuamos fazendo investimentos na parte de tecnologia e também no atendimento para melhorar nossos processos e levar sempre o melhor ao nosso cliente. Esperamos que o ano que vem seja de muito mais aprendizado e desenvolvimento do nosso ecossistema de negócios”, relata.

Para os que pretendem adotar uma nova medida para estimular os negócios em 2019, o gerente do Sebrae em Feira de Santana listou cinco pontos importantes para quem quer empreender ou para quem quer melhorar os seus resultados:

Autoconhecimento: “O empresário precisa entender que a atuação dele no negócio e as suas experiências precisam estar ligados ao seu propósito de vida. As novas relações de negócio estão apostando muito nisso. Quanto maior ligação entre o seu propósito de vida àquilo que você faz, melhor o seu negócio tende a se desenvolver. Para quem já tem uma empresa é importante se interrogar como anda essa relação de propósito de vida e trabalho".

Conhecer o mercado: “É preciso conhecer as necessidades do cliente. Voltando ao primeiro tópico, é preciso ressaltar que um negócio deve ter relação com o seu propósito de vida, mas principalmente precisa atender a uma necessidade do mercado. Deve estar clara a necessidade que se precisa atender. Algumas metodologias modernas falam sobre sanar a dor do cliente. E se perguntar: Qual necessidade precisa ser atendida? Estou atendendo ao meu cliente, mas ainda falta algo a dar?”.

Planejamento: “Não se pode abrir um negócio de forma aleatória. É preciso saber os diversos aspectos do negócio que se pretende abrir. Conhecer a si e ao mercado, tanto para quem quer abrir, quanto para quem quer ampliar. Planejar tem a ver inicialmente com conhecer o seu cenário, com um bom diagnóstico e uma boa avaliação e definir onde se quer chegar. Essa definição e os passos para se alcançar este lugar é que se traduz o planejamento. O processo empreendedor não para quando se monta o negócio. Entra então um processo importantíssimo que é gerir. Essa lógica de gestão vai deste o propósito da organização, como missão, até definir os resultados. Quando defino os resultados, consigo ter parâmetro para ir monitorando o crescimento da empresa”.

O gerente explica ainda que o empreendedor deve ter atenção para a gestão em um ponto muito importante, que é fazer conta. “Avaliar o resultado é saber se o dinheiro que eu investi está voltando, saber se aquela mercadoria que eu vendi está me dando retorno, tanto individual como para bancar os custos da minha organização, conta”.

“Fazer gestão no momento atual é também conceber que estamos vivendo um momento de revolução digital. As empresas precisam considerar isso dentro do seu processo de gestão. Pode-se inovar sem investir no digital, mudando processos, renovando a organização. Mas é preciso estar atento à lógica digital. É estar consciente que o seu cliente hoje em dia não compra somente na sua loja física, não se relaciona somente por telefone, por menor que seja o negócio”.

Liderar: “Alcançar os resultados através de pessoas. Por mais que se desenvolva em todos os pontos abordados que foi colocado até aqui, nada vai prescindir tão cedo das pessoas. Um elemento importantíssimo, tanto para quem vai abrir um negócio quanto para quem já o tem, é aprender a lidar com pessoas, fazer o desenvolvimento humano. Quando falo lidar, é cuidar mesmo, envolver as pessoas para alcançar os seus objetivos, e que isso nada mais é que o papel do líder”.


 

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