Saúde

Residência de cirurgia geral do HGCA promove curso sobre dor abdominal não traumática na emergência

O curso foi coordenado pelo médico Rinaldo Antunes Barros, preceptor da residência médica de cirurgia geral do HGCA.

18/12/2018 às 10h07, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A residência de cirurgia geral do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (Nepa) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, promoveu neste final de semana, no auditório do HGCA, o I Curso de Dor Abdominal Não Traumática na emergência (Dante). O curso foi coordenado pelo médico Rinaldo Antunes Barros, preceptor da residência médica de cirurgia geral do HGCA, com foco na radiologia para indicação de exames e reconhecimentos das principais alterações dos exames de imagem no abdome agudo não traumático.

O objetivo, segundo os organizadores, foi proporcionar a formação médica mais adequada para procedimentos da emergência, permitindo uma melhor assistência à comunidade. “Para nós, residentes de cirurgia, o evento foi de extrema importância, pois nos trouxe informações valiosas de como identificar e reconhecer o abdome agudo não traumático, além de nortear nossa conduta frente a esse quadro, possibilitando um raciocínio consciente sobre quais exames serem solicitados para cada tipo de caso, evitando assim a solicitação desnecessária de exames que não vão auxiliar no diagnóstico e nem na conduta desses pacientes”, pontuou Dilene de Oliveira Santos, médica residente do HGCA em cirurgia geral.

Participaram do curso, médicos residentes de cirurgia geral e Internos do curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade