Bahia

Grupamento Aéreo completa 12 anos de atuação com 500 vidas salvas

A sede funciona no Aeroporto Internacional de Salvador e tem uma frota de sete aeronaves (quatro helicópteros e três aviões).

10/12/2018 às 10h42, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar completou 12 anos de atuação, no último sábado (8), com 500 vidas preservadas e cerca de 15 mil horas de voo em prol da segurança no estado da Bahia. Desde 2006, a unidade aérea desenvolve operações, apoiando todos os órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na proteção e socorro do cidadão. A sede funciona no Aeroporto Internacional de Salvador e tem uma frota de sete aeronaves (quatro helicópteros e três aviões).

As "asas da PM" fazem o trabalho de apoio ao efetivo terrestre nas ações de inteligência, cumprimento de mandados judiciais, controle de tumultos, escolta e transporte de presos, de valores, de cargas e de órgãos. Além disso, fazem o transporte e resgate aeromédico, busca e salvamento aquático, salvamento em altura, e diversas outras operações de alta complexidade.

Este trabalho já é reconhecido em todo o Brasil em decorrência dos serviços prestados, parcerias para capacitação, treinamentos e acordos de cooperação técnica. Além disso, as aeronaves remotamente pilotadas, os drones, passaram a incrementar o emprego operacional e com isso, o Graer atua capacitando profissionais nesta área. Já foram mais de 260 operadores das Forças Armadas, Polícias, Bombeiros, Ministério Público, Agências de Governo, e diversos outros órgãos públicos formados.

 O comandante do Graer, tenente-coronel PM Carlos Renato Lima, destacou a satisfação em poder proteger a população. "Há situações em que o socorro tem que chegar voando, literalmente. É gratificante ver os resultados, tanto nas ações de resgate e salvamento, quanto em operações e desestímulo de crimes, decorrente da nossa presença constante pelos céus", disse. Ele ainda acrescentou que "o maior presente é ver a gratidão das famílias baianas".
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade