Feira de Santana

Prefeito de Feira é contra extinção do CIS como autarquia e acredita que medida afetará a novos investimentos

O Projeto de Lei que extingue o CIS foi encaminhado na última sexta-feira (30) para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

03/12/2018 às 14h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O Projeto de Lei Nº 22.972/2018 de autoria do Governo do Estado modifica a estrutura organizacional da Administração Pública do Poder Executivo Estadual, para enxugar a máquina administrativa, por meio de corte de despesas com cargos comissionados e reestruturação de empresas e autarquias do Estado.
O CIS é considerado um três maiores centros industriais da Bahia, atrás apenas do Polo de Camaçari e o Centro Industrial de Aratu (CIA) e existe há 35 anos como autarquia do governo do Estado criado pela Lei nº 4.167 de 7 de novembro de 1983.

Entre as principais medidas do Projeto de Lei está a extinção do Centro Industrial do Subaé (CIS), em Feira de Santana, como autarquia. Do CIS serão extintos 26 dos 1.742 cargos comissionados dos órgãos e entidades da Administração Pública.

O Projeto de Lei foi encaminhado na última sexta-feira (30) para votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O governo do estado justifica o projeto alegando que é importante manter o equilíbrio fiscal e garantir o total cumprimento de suas obrigações financeiras.

“O nosso grande desafio, neste momento, é prestar serviços com elevado grau de eficiência para toda a sociedade (…). É preciso ter responsabilidade para tomar medidas necessárias em um período tão turbulento de nossa economia. A Bahia seguirá com seus investimentos em infraestrutura e serviços básicos, e em áreas prioritárias como saúde, educação e segurança. Continuaremos sendo destaque positivo no cenário nacional e para isso é fundamental enxugar e modernizar a máquina pública”, ressaltou o governador Rui costa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, não está nada satisfeito com a decisão do governador Rui Costa e considera "um enorme prejuízo" acabar com a autarquia.

“São 150 empresas só em Feira de Santana, várias outras cidades serão afetadas. O que o CIS representa é atração de novos investimentos, cuidado na distribuição das terras que o governo estadual tem. Nós não admitimos que o governador possa tomar uma atitude dessa, pois não tem economia que justifique depois de uma eleição extinguir o CIS. Em 1988 meu pai era deputado e ajudamos a eleger o governador Waldir Pires, que determinou o fechamento do CIS. Meu pai foi o primeiro a votar contra e acabar com essa lei. Se meu pai já fez isso lá atrás, defendendo Feira de Santana, não vou admitir de hipótese nenhuma que o governo do estado venha a tomar essa atitude absurda contra Feira. Espero que o governador recue desse tipo de proposta, que eu acho que é no mínimo indecente com Feira”, declarou o prefeito em entrevista ao Acorda Cidade.

Colbert acredita que a medida afetará a novos investimentos e sugere decentralizar administração do CIS.

“O prejuízo será, principalmente, a atração de novos investimentos. [Com a mudança] vai ter um departamento em Salvador, em uma superintendência centralizando tudo. Nós temos que descentralizar, ter a nossa capacidade de captação, caso contrário vão para Camaçari, o Centro de Aratu. Feira tem que ter uma característica de atração local. O CIS vai definhar”, afirmou.

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade (Arquivo)

O deputado Zé Neto respondeu as declarações do prefeito Colbert Martins criticando o baixo investimento do município no CIS e elogiou a ideia de Colbert de decentralizar a capacidade de captação de investimentos, para que o Centro Industrial do Subaé seja mais atrativo.

“Infelizmente, o CIS sempre foi tratado com descaso, por parte do município, que aliás cobra o IPTU mais caro do estado. Aqui em Feira, a indústria paga o IPTU maior e lá é um completo abandono. Nós agora estamos com o apoio dos empresários, através do pagamento de um condomínio, recuperando as vias do CIS que são mais utilizadas. A ideia de Colbert de participar dessa busca de solução para a não extinção do CIS é boa e acho que podemos dialogar com relação a esse tema. Vou lutar pra que possamos encontrar uma solução mediadora e tenhamos a continuidade dos serviços que são prestados pelo CIS à comunidade empresarial e a toda Feira de Santana. Estamos passando por um momento de dificuldade, com o governo estadual enfrentando uma situação econômica fiscal difícil. E não só a Bahia, mas alguns estados não estão conseguindo pagar 13º”, disse o deputado também em entrevista ao Acorda Cidade.

OUTRAS MEDIDAS

Com o projeto, se aprovado, fica extinta, além do o CIS, a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), que se tornarão superintendências integradas à estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A reforma também previa a extinção da Conder, mas a medida foi descartada

O PL diz que "Os imóveis pertencentes ou administrados pelas autarquias ora extintas afetados às suas atividades finalísticas permanecerão destinados à viabilização de empreendimentos industriais, comerciais ou de serviços, inclusive mediante parcerias com o setor privado, observado o disposto na legislação específica".

Segundo a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, "a Bahia Pesca poderá ser adquirida pela iniciativa privada, ou, ainda, ser gerida por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O estado ressalta que atividades industriais e pesqueiras permanecerão na agenda do Estado, especialmente em se tratando de políticas públicas, sendo fomentadas pelo Governo.

O projeto Reforma Administrativa, além de extinguir cargos comissionados, também reduz o número de diretorias e extingue cargos de presidente de empresas, a exemplo da Prodeb.

Empresas e autarquias do Estado passarão por um processo de reestruturação, de modo a operar com uma estrutura enxuta e eficiente. Neste âmbito, estão, por exemplo, CAR, Adab, Bahiater, CBPM, EGBA, Inema, Ibametro, Juceb e Procon.

governo informou que todas as medidas propostas pelo projeto “asseguram que o Estado continue pagando rigorosamente em dia os salários dos servidores, siga honrando compromissos com fornecedores e mantendo um perfil confortável de endividamento”.

Acorda Cidade com informações da Secom BA

Leia também:

Reforma de Rui Costa corta cargos e reduz despesas; medidas atingem CIS e Bahia Pesca
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade