Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 1
  • BAHIA AQUI É TRABALHO JUNHO 2
16 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Viagens

Todas as notícias
Publicado em 22/11/2018 15h36.

Sondagem Empresarial aponta aumento do otimismo na hotelaria nacional

719 empreendimentos consultados pelo MTur no 3º trimestre indicaram expectativa de aumento dos negócios, contratações e investimentos até março de 2019.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

Acorda Cidade

Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo com 719 empreendimentos de hospedagem verificou que o otimismo está em alta entre empresários do setor de acomodações de todo o Brasil. No terceiro trimestre, 44,8% projetaram crescimento do faturamento da própria empresa num horizonte de seis meses subsequentes à pesquisa, 4 pontos percentuais acima da expectativa do trimestre anterior.

A perspectiva é positiva também quando o assunto é investimento: 46,8% indicaram que provavelmente realizarão investimentos, enquanto outros 13% informaram que definitivamente investirão nos negócios até março de 2019.

A percepção sobre o aumento ou manutenção do número de empregados é outra variável que cresceu: passou de 17,7% para 22,1%. Já o otimismo em torno dos serviços ofertados saltou para 43,1% de julho a setembro, em comparação com os 37,6% apurados na pesquisa realizada entre abril e junho.

Além disso, os empresários consultados avaliaram o destino turístico onde a própria empresa está localizada. A iniciativa privada está mais confiante no aumento da rentabilidade do setor turístico (33,5% contra 28% no 2º trimestre), na alta da demanda pelo destino (40,2%, ante os 35% anteriores) e na percepção do turista no destino (35,3%, à frente dos 28,5% verificados de abril a junho).

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, "os dados são uma resposta clara da iniciativa privada ao movimento de retomada da economia brasileira: o bom desempenho do destino e da empresa andam juntos. Para se ter uma ideia, os hotéis compram mais de 6 milhões de roupas de cama e banho, 120 mil televisões e 140 mil telefones por ano das indústrias têxtil e de eletrônicos no Brasil. Portanto a geração de empregos está no DNA da hotelaria, movimentando setores diversos da indústria, serviços, comércio e revelando a transversalidade econômica do mercado de Viagens", analisa.

Esta é a terceira etapa da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pela Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo. São consultados empreendimentos de hospedagem de todos os portes, entre os quais hotéis, pousadas, resorts e acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.

A pesquisa foi realizada com apoio das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do setor de hospedagem no país. Para ter acesso ao material, clique aqui.
 

 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

 Para o bolso: viajar só ou fechar pacotes de viagens?
Viagens

Para o bolso: viajar só ou fechar pacotes de viagens?

Essa decisão depende de fatores como seu perfil pessoal e orçamento.

Novo voo Salvador-Petrolina incrementa turismo no norte da Bahia
Turismo

Novo voo Salvador-Petrolina incrementa turismo no norte da Bahia

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, lembrou que a região norte é muito importante para a econo...

Número de turistas estrangeiros fica estagnado, mas satisfação é alta
Turismo

Número de turistas estrangeiros fica estagnado, mas satisfação é alta

A América do Sul é a principal origem dos visitantes estrangeiros, com quase 60% (4 milhões).

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Contrato de namoro, já ouviu falar?
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram