Cultura

Professores reúnem histórias sobre Feira de Santana em livro

Dividido em três blocos: patrimônios, festas e artes, o livro traz diferentes textos sobre Feira de Santana, desde o que antecede a Micareta, datada em 1937, a Levagem da Lenha, Bando Anunciador e o Cine Teatro Santana.

20/11/2018 às 11h41, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Milena Brandão

Atualizada às 15:55

Ser a maior cidade do interior da Bahia, um dos principais entroncamentos rodoviários do nordeste, atraindo milhares de pessoas diariamente ao comércio, torna Feira de Santana uma cidade cheia de história, cultura e arte. Há muito tempo, diga-se de passagem.

O livro “Caminhos da Princesa: patrimônios, festas e artes”, que reúne textos produzidos pelo professores feirenses Aline Aguiar, Carlos Alberto, Juliano Mota, Miranice Moreira e Rennan Pinto, volta ao tempo e remonta os caminhos da Feira. 

Dividido em três blocos: patrimônios, festas e artes, o livro traz diferentes textos sobre Feira de Santana, desde o que antecede a Micareta, datada em 1937, a Levagem da Lenha, Bando Anunciador e o Cine Teatro Santana. “Nós pensamos na perspectiva de que Feira tem cultura, patrimônio e história. O leitor vai encontrar os patrimônios materiais e imateriais da cidade”, explicou Juliano Mota ao Acorda Cidade. 

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade

O lançamento do “Caminhos da Princesa: patrimônios, festas e artes” acontece entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, no Shopping Boulevard. Os livros já estão à venda na livraria Dom Pedro, localizada no Mercado de Arte Popular e na banca de revistas do estacionamento da Prefeitura Municipal. 

Histórias

Algumas produções são fruto das dissertações de mestrado dos professores, à exemplo do texto “Antes da Micareta”, da professora Miranice Moreira, que remonta os registros de 1934, em que a festa já existia sem regularidade e ficou conhecida como Pascuela Carnavalesca, Carnaval, Micareme, antes de tornar-se, oficialmente, Micareta em 1937. 

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade

As histórias do Cine Teatro Santana e do Taborda e o Sales Barbosa, primeiros grupos de teatro da cidade, no início do século XX, são lembradas e contadas pela professora Aline Aguiar e ajudam a entender e aproximar o leitor um pouco mais da cultura e da arte da cidade.

A narrativa lúdica, do professor Rennan Pinto, traz a história do Bando Anunciador e da Levagem de Lenha, que surgem, respectivamente, entre os séculos XIX e XX. Com traços e características das festas de Largo, o Bando e a Levagem marcam a história da cidade pela força das manifestações culturais e artísticas, muitas vezes motivadas por questões políticas e sociais. 

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade

Ilustração

As palavras alimentam o imaginário no leitor, no entanto, quando acompanhadas pelas ilustrações fica muito mais fácil e divertido viajar pelos textos. As cores vivas dos desenhos animam a composição texto e imagem do livro. De acordo com o ilustrador Júlio Firmo, “o texto do livro é inspirador para a ilustração”. 

Foto: Orisa Gomes/Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade