Feira de Santana

Retirada de ambulantes da Sales Barbosa para o Feiraguay completa 23 anos

Um dos comerciantes que trabalham no Feiraguay desde o início relembrou todo o processo de mudança.

16/11/2018 às 11h56, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O processo de realocação de vendedores ambulantes no centro da cidade não é um fato inédito em Feira de Santana. Neste ano o Feiraguay está completando 23 anos no espaço atual, na Praça Presidente Médici. A realocação aconteceu em 1995 com os comerciantes que trabalhavam na Rua Sales Barbosa e a gestão municipal era do ex-prefeito José Raimundo Azevedo.

Roque Pedro de Brito Júnior, conhecido como Júnior Imports, trabalha no Feiraguay desde o início e acompanhou todo o processo de mudança. Ele relembrou o fato e considerou a mudança como positiva para o comércio de Feira de Santana em geral.

“Lembro como se fosse hoje. Na época o pessoal do comércio de Feira de Santana pressionava muito o prefeito para nos tirar da Sales Barbosa sob a alegação de que nós dávamos muitos prejuízos para os comerciantes do calçadão e adjacências. Foi no ano de 1995 quando mudamos para a Praça Presidente Médici. A realocação não foi integral até porque muitos não vieram no início. Eram menos de 200 quando vieram na primeira mudança e depois com o processo logo em menos de alguns meses chegaram quase 300”, contou em entrevista ao Acorda Cidade.

Roque Pedro relatou que os comerciantes de eletroeletrônicos quando se instalaram na Praça Presidente Médici não tinham a estrutura que têm hoje. Antigamente as barracas eram de ferro e precisavam ser desmontadas diariamente, assim como não havia banheiros nem cobertura.

“Não houve arrependimento da nossa parte para mudar de local. Eu creio que o arrependimento foi dos lojistas da Sales Barbosa. Eles esquecem que o barraqueiro só precisa ser organizado. Ele não precisa ser transferido, e eu estou vendo agora todo o movimento para tirar de novo os comerciantes do calçadão da Sales Barbosa e da Rua Marechal Deodoro. No momento querem realocar esse pessoal, e acredito que um ano depois vão pedir para que os comerciantes voltem”, comentou.

Segundo Roque Pedro, atualmente o Feiraguay conta com 600 comerciantes. Ele considera o pólo comercial propulsor para a realização de vários negócios, inclusive imobiliários.

“Quando chegamos aqui só tinha casa velha caindo, garagens velhas e oficinas mecânicas, caindo as traças. Se for olhar hoje toda a adjacência da praça Presidente Médici, Papa João XXIII e as ruas transversais, pode-se ver que tornou-se centro comercial puxado pelo Feiraguay”, afirmou.

Atualmente o Feiraguay passa por uma reforma no teto que é orçada em 1,5 milhão de reais.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade