Feira de Santana

Ação do CADH destaca importância da prevenção e cuidados com a diabetes

A coordenadora do CADH, Andreia Silva, destacou a importância de divulgar e sensibilizar a população.

14/11/2018 às 15h58, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Dia Mundial do Diabetes foi comemorado nesta terça-feira (14) em Feira de Santana com uma ação do Centro de Apoio ao Diabético e Hipertenso (CADH), no Ginásio de Esportes Joselito Amorim. No local foram ofertados testes de glicemia, atendimento com médicos, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais de saúde, além de serviços como corte de cabelo, vacinação, atividades físicas, e orientação jurídica.

A coordenadora do CADH, Andreia Silva, destacou a importância de divulgar e sensibilizar a população em torno do diabetes, que hoje é um grande problema de saúde pública mundial. “Hoje 425 milhões de pessoas convivem com o diabetes, que poderia ser prevenida com atividade física regular, hábitos saudáveis, uma alimentação baseada em frutas, verduras, alimentos naturais”, afirmou.

Segundo ela, em Feira de Santana existem cerca de 50 mil pessoas acometidas pela doença. No mundo, a cada duas pessoas, uma tem diabetes e não sabe. “Então eventos como esse sensibilizam a população a realizar exames, avaliar, receber orientações para prevenir o diabetes e, para aqueles que já têm a doença, o controle para evitar as complicações.”

A idosa Judite Gonzaga Pinto, 77 anos, disse que procurou o CADH para tratar o diabetes após a morte do marido, que também sofria com a doença. “Estou aqui no CADH há quatro anos e meio. Estou fazendo fisioterapia na perna, tomo medicamento tudo certinho e faço a dieta. Estou me sentindo melhor, e se não fosse a dieta eu já tinha morrido.”

Em entrevista ao Acorda Cidade, a clínica geral Suzete Matos ressaltou que as pessoas que têm diabetes não devem consumir açúcar, mas podem optar pelo uso do adoçante com moderação.

“Quem tem diabetes deve consumir o adoçante ou então consumir alimentos sem açúcar. Todas as marcas de adoçantes servem, desde que utilizadas nas doses adequadas. O problema é o consumo exagerado. Tudo, como qualquer produto químico, tem um limite de segurança, mesmo que existam adoçantes mais naturais do que outros”, explicou.

Quanto ao consumo de frutas mais doces, a médica diz que podem ser consumidas, respeitando-se as quantidades indicadas pelo profissional de saúde.

“O abacaxi, por exemplo, pode ser consumido, numa média de três a quatro fatias por dias alternados. Em cada momento, o paciente deve escolher uma fruta só e respeitar o limite, porque mesmo as frutas doces não tem problema, a quantidade que é importante. Existem frutas que aumentam mais a glicemia do que outras. As melhores a serem consumidas são o abacaxi, o mamão, a melancia. Já a banana tem que ser pouco consumida, sempre uma e de preferência pequena. Saladas de frutas também tem que ter um limite”, orientou.

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade