Saúde

Diabetes sem controle é a principal causa de cegueira em adultos

Idas regulares ao consultório oftalmológico podem ajudar a prevenir o problema, além de evitar consequências irreversíveis à saúde ocular

14/11/2018 às 08h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Se você foi diagnosticado com diabetes, preste bastante atenção à saúde dos olhos. Isso porque, dentre tantos problemas que decorrem do Diabetes, a cegueira pode ser a grande vilã das pessoas, em idade produtiva, que não realizam o controle adequado da doença. Dados da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) apontam que 90% dos diabéticos do tipo 1 e 60% dos indivíduos com diabetes do tipo 2 desenvolverão, como consequência, a retinopatia diabética em alguma etapa da vida.

O dado é grave e assustador, mas o que preocupa mesmo os especialistas da área é o grande número de pessoas que desconhecem a doença e não realizam acompanhamento de rotina para avaliar a saúde ocular. Em Feira de Santana, por exemplo, que é segunda maior cidade da Bahia, mesmo com tanta informação sobre prevenção e tratamento, ainda é alto o número de pessoas que ficam cegas pela Retinopatia Diabética.

Mas, o que seria a Retinopatia Diabética? O oftalmologista, especialista em retina e catarata e diretor médico do HCOE – Hospital dos Olhos do município de Feira, Alex Ozores, explica que se trata de uma disfunção na retina, que é a camada nervosa responsável pelo revestimento da parte de trás dos olhos. Ainda, segundo ele, a microcirculação da retina fica comprometida, fazendo com que haja extravasamento de líquido para fora dos vasos sanguíneos causando assim o edema macular que é o responsável pela baixa de visão.

Os principais sintomas são visão embaçada, visão distorcida ou dupla, dificuldade de ler, perda total ou parcial da visão, além de manchas flutuantes em pontos da visão. Já o tratamento pode ser feito através de raio laser, injeções intraoculares e em casos avançados cirurgia. Como a estimativa é de que o número de pessoas com diabetes aumente até 2025, o médico redobra a importância de um acompanhamento regular ao consultório para exame de fundo de olho, a fim de detectar precocemente as alterações decorrentes da Diabetes, conclui Alex Ozores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade