Variedades

Saiba como evitar danos em acessórios de ouro

Situações devem ser evitadas para manter as peças em bom estado durante mais tempo.

06/11/2018 às 10h21, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Se você tem uma joia, com certeza tenta cuidar dela da melhor forma possível, independentemente de com qual material ela é feita. Com as peças de ouro, no entanto, é necessário redobrar ainda mais a vigilância para que elas não estraguem. Afinal, você pagou caro pelo acessório, além de provavelmente ter um alto valor afetivo. Confira algumas situações que podem danificar a peça:

Areia

O ouro é um metal macio. Em contato com a areia, que nada mais é do que uma pedra fragmentada, pode sofrer riscos. Se você for para a praia, o ideal é retirar as peças. Caso não seja possível, lave-as posteriormente com água em sabão, sem, é claro, esfregá-las durante o processo. Alianças e anéis exigem um cuidado especial – devem ser retirados para serem lavados. Também não é recomendado ir para o mar com as joias. Embora apenas as banhadas a ouro sofram da corrosão, você pode perder a peça com a pele mais escorregadia.

Produtos químicos

Nada de limpar a casa com produtos químicos enquanto você usa as peças de ouro. O contato com esses agentes pode danificar as joias e até reduzir o brilho dos acessórios. Portanto, antes de fazer trabalhos domésticos, retire todas as peças, principalmente das mãos, que estarão em contato direto com os produtos. O mesmo vale para cremes, maquiagens e outros produtos de beleza.

Quando você for passar algum tipo de cosmético, o ideal é não estar com os acessórios de ouro. Retire aliança, anéis e até mesmo sua corrente de ouro, se tiver. A mesma explicação vale para os produtos de limpeza. Algum componente da fórmula pode reagir com os metais do acessório e desgastar a peça com o decorrer dos anos. O que você pode fazer nessas situações é colocar as joias depois de passar os produtos. Mas atenção: não faça isso de forma imediata. Espere alguns minutos antes de colocá-las de volta.

Preparação de alimentos

Quando for preparar algum tipo de alimento, o recomendado é tirar os anéis de ouro. Esse conselho tem vários motivos. Primeiro, por causa da higiene. Por mais que você lave as mãos, o acessório pode acumular algumas bactérias. Além disso, o contato com utensílios de cozinha, como facas e outros objetos cortantes, podem deformar a peça que você tanto ama.

Banho

Imagine que durante o banho você passa alguns produtos ou cremes. Só isso seria o bastante para você não fazer uso das peças de ouro quando estiver tomando banho. Mas, além disso, apenas o contato da joia com o sabonete pode causar problemas na aparência do acessório depois de algum tempo. Por via das dúvidas, é bom não se arriscar e retirar os acessórios.

Academia

Já falamos que o ouro é um metal muito macio e maleável. Por esse motivo, pegar peso enquanto usa uma aliança ou anel de ouro pode deformar suas peças no longo prazo, além de poder arranhá-las devido ao contato do material com superfícies mais duras e resistentes.

Além dessas dicas, é necessário tomar cuidado com a forma com que você guarda suas joias. Elas devem ser armazenadas de forma separada – se possível, com divisórias para separar as peças, se elas estiverem no mesmo recipiente. Essa sugestão previne o desgaste da peça com o atrito entre elas e mantém a qualidade e durabilidade dos seus acessórios. Com essas dicas, com certeza você vai ter joias de ouro por muitos anos e em perfeito estado.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade