Cultura

Maestro Ricardo Castro palestra e rege orquestra em Feira de Santana

O diretor geral e fundador do programa Neojiba participa da Semana Nacional da Cultura

05/11/2018 às 15h02, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Convidado especial da Semana Nacional da Cultura, promovida pela Fundação Egberto Costa, em Feira de Santana, o prestigiado pianista Ricardo Castro, maestro fundador dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), irá falar sobre cultura e sua importância para o desenvolvimento da sociedade, a partir da própria experiência enquanto pianista, educador, regente e gest or cultural. Ele, que retornou em setembro de mais uma bem-sucedida turnê europeia ao lado da Orquestra Juvenil da Bahia, também celebra os 11 anos de Neojiba e as muitas conquistas do programa, entre elas, mais de 6 mil beneficiários diretos e indiretos, centenas de ações formativas e um sem-número de apresentações artísticas, além de sete turnês internacionais e mais o fomento de uma rede de 35 projetos musicais, em 29 municípios baianos.

Foto: Agência Brasil 

A palestra acontece nesta terça-feira (6), às 19h30, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, com acesso gratuito. Na mesma noite, Ricardo Castro também assume a regência de duas peças que serão executadas pela Orquestra Juvenil de Feira de Santana, uma das formações do Núcleo Antonio Gasparini.

“É muito gratificante ver o programa Neojiba chegar à maior cidade do interior da Bahia com esse nível de excelência e em tão pouco tempo. Me orgulha saber que o Governo do Estado investe no desenvolvimento integral da infância e da juventude com a implantação de Núcleos Territoriais do Neojiba em cidades estratégicas, sendo Feira de Santana uma das primeiras”, comenta o maestro Ricardo Castro.

Para Eduardo Brito, diretor do Instituto Antônio Gasparini, sede do Núcleo Antonio Gasparini – Neojiba em Feira de Santana, a vinda do idealizador do programa à cidade é muito significativa, principalmente porque será o primeiro encontro no palco entre ele e os integrantes do núcleo feirense.

A presença do maestro Ricardo Castro compõe a extensa grade de atividades artísticas previstas em comemoração àSemana Nacional da Cultura, promovida pela Fundação Egberto Costa em Feira de Santana (BA). Confira a programação completa:

 

05.11, segunda-feira

8h, no Centro de Arte e Esporte Unificados – CEU Cidade Nova, palestra com Eduardo Brito, professor e diretor do Núcleo Antônio Gasparini (NEOJIBA Feira de Santana); apresentações de ballet e espetáculo teatral com alunos do Programa Arte de Viver.

 

6.11, terça-feira

19h30, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro – Rua José Pereira Mascarenhas, 409, Capuchinhos, palestra sobre Cultura Musical com Ricardo Castro (maestro e fundador do Programa NEOJIBA) e apresentação da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, do Núcleo Antônio Gasparini – NEOJIBA em Feira de Santana.

 

7.11, quarta-feira

19h30, no MAC – Museu de Arte Contemporânea, lançamento do livro do 4º Concurso de Poesia Georgina Erisman; camerata Neojiba, Núcleo Antônio Gasparini; palestra com a Presidente da Academia de Letras e Artes, Lélia Vitor Fernandes; homenagens por serviços prestados a Feira de Santana e ao estado da Bahia.

 

10.11, sábado

19h30, no Teatro Ângela Oliveira – Centro de Cultura Maestro Miro, apresentação do espetáculo teatral “Sexo, Drogas e Axé Music”, com o autor e ator baiano Ricardo Castro.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade