Saúde

Dia Nacional da Vacinação: manter o cartão vacinal em dia previne contra diversas doenças

Todas as vacinas recomendadas pela OMS estão disponibilizadas pelo SUS.

16/10/2018 às 15h47, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No dia 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. A data representa uma oportunidade de informar a população sobre os benefícios de manter seu cartão de vacinação em dia. “As vacinas são a melhor forma de proteger o organismo contra doenças e infecções graves”, afirma a professora de infectologia do curso de Medicina da Unifacs, Ana Paula Alcântara.

No entanto, dados divulgados em julho desse ano pelo Unicef em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a cobertura vacinal no Brasil vem caindo. A proteção pela vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) que estava próxima de 100% em 2014 registrou em 2017 apenas 85%.

Em relação à poliomielite, a cobertura que era acima de 95% até 2015 começou a cair até alcançar 78,5% no ano passado. Já a cobertura da tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) – acima de 90% até 2015 – foi de 78,2% em 2017. Diante desse cenário de redução nas coberturas vacinais no país, o Ministério da Saúde tem alertado sobre o risco da volta de doenças que já não circulavam no Brasil.

A professora da Unifacs reforça esse alerta e destaca que o Ministério da Saúde mantém o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que oferece à população diversos tipos de vacinas, gratuitamente, com campanhas anuais para atualização através do Calendário Nacional de Vacinação.

Todas as vacinas recomendadas pela OMS estão disponibilizadas pelo SUS. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças em todas as faixas etárias. Para se vacinar, é preciso procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) espalhadas pelo país, levando o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão, pode procurar o posto onde se vacinou para resgatar o histórico de vacinação e obter a segunda via.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade