Eleições

Segundo turno das eleições deve ocorrer de forma mais rápida e sem filas, afirma chefe de zona eleitoral

Segundo Danilo Pereira, chefe da zona eleitoral 156, o processo deve fluir de forma mais rápida, com previsão de ser encerrado às 17h.

16/10/2018 às 12h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A votação para o primeiro turno das eleições 2018 registrou várias filas e algumas dificuldades em relação à identificação biométrica, eleitores que não sabiam seus locais de votação e ainda atrasos em decorrência da diminuição de algumas seções e o fato de serem seis votos computados pelas urnas eletrônicas. O segundo turno das eleições acontecerá no próximo dia 28 e, segundo Danilo Pereira, chefe da zona eleitoral 156, o processo deve fluir de forma mais rápida com previsão de ser encerrado às 17h.

Ele afirmou que as filas que surgiram no primeiro turno e situações relacionadas à biometria já eram esperadas. Para ele, tudo aconteceu dentro do que foi planejado e houve poucos eventos de urnas quebradas. Danilo explicou que foi usado para a votação o parque de urnas eleitorais que já existia. As agregações de sessões eleitorais demandou mais urnas, no entanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não conseguiu comprá-las em tempo hábil.

“Fizemos a eleição com as urnas que nós tínhamos e isso deu mais segurança para que não houvesse o voto com célula”, acrescentou.

Sobre a agregação das seções, ele disse que cada seção eleitoral comporta até 400 eleitores. A presidência do TRE determinou que fosse feito um limite de até 450 eleitores por seção. Em Feira de Santana, essa agregação aconteceu ao máximo devido ao número reduzido de urnas.

Votação no segundo turno

Os eleitores que estão com o título regular e não votaram no primeiro turno podem votar no segundo independente de ter justificado o voto ou não. Danilo Pereira informou que essas são questões diferentes e o eleitor só tem o título cancelado se ficar três eleições sem votar ou sem justificar o voto.

“Isso não acontece em ano de eleição, só em ano ímpar. Então ele pode votar ou justificar normalmente. Não tem nenhum problema. Se o eleitor estava viajando e não justificou pode emitir a guia de multa ou trazer a documentação comprovando que ele não pode comparecer no dia 7 de outubro. Cada não comparecimento gera uma multa e há obrigatoriedade de comparecer à urna ou justificar o voto”, frisou.

O chefe do cartório eleitoral declarou que os valores das multas são direcionados ao fundo partidário, e os eleitores que não votam ou não justificam estão sujeitos a algumas penalidades, como não conseguir emitir passaporte, financiamento em banco público e matricular-se em universidades públicas.

Os preparativos para o segundo turno estão sendo encaminhados e entre as ações estão a triagem de todo o material que retornou das seções, limpeza e relocação das urnas nas caixas de maneira correta, além da produção das mídias que vão identificar as seções.

Com infomações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade