Eventos Acadêmicos

Feirenses têm trabalhos científicos selecionados para Congresso Brasileiro e Internacional

Os trabalhos pesquisados envolvem avaliação pré-operatória de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

16/10/2018 às 09h04, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As feirenses Gabriella Behrmann e Neyara Oliveira irão apresentar trabalhos na área de Câncer de Cabeça e Pescoço no VI Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica / IX Jornada Internacional de Nutrição Oncológica / IX Jornada Luso-Brasileira de Nutrição Oncológica, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 15 e 16 de novembro de 2018, representando a cidade de Feira de Santana.

A pesquisadora Gabriella Behrmann, bióloga, pós-graduada em Gestão em Saúde e acadêmica de Nutrição pela Faculdade Anísio Teixeira, juntamente com a nutricionista Neyara Oliveira, mestra em Saúde Coletiva pela Uefs, participam do Núcleo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço (Nupescap), coordenado pelos Dr. Tércio Guimarães e Dr. Márcio Campos, em conjunto com uma equipe multidisciplinar, na qual fazem parte as áreas de medicina, nutrição, enfermagem, psicologia, odontologia e fonoaudiologia.

O Nupescap é uma entidade sem fins lucrativos, fundada desde 2012 na cidade de Feira de Santana, que tem entre suas finalidades, despertar o interesse pelo estudo de temas relevantes em Câncer de Cabeça e Pescoço e propiciar o desenvolvimento da vivencia teórico-pratica na área.

Os trabalhos pesquisados envolvem avaliação pré-operatória de pacientes com câncer de cabeça e pescoço através da albumina sérica e do músculo adutor do polegar, a prevalência de desnutrição nestes pacientes e a relevância do protocolo em nutrição na avaliação do estado nutricional do paciente hospitalizado.

“Fatores que estão relacionados ao estado nutricional dos pacientes com câncer e seu tratamento representam uma combinação que pode influenciar diretamente a qualidade de vida do indivíduo. E o estado nutricional do paciente com diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço tem sido associado à desnutrição proteico-calórica e a evolução clínica, tempo de internação e número de complicações. O diagnóstico de um quadro de desnutrição realizado precocemente pode melhorar o prognóstico dos pacientes oncológicos, principalmente dos portadores de neoplasias de câncer de cabeça e pescoço que, por conta da sua localização, interfere de forma direta no processo de ingestão de nutrientes, além da associação com respostas metabólicas”, afirma a pesquisadora Gabriella Behrmann.

“Estimativas atuais do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de cabeça e pescoço, no qual inclui-se o de boca, laringe e faringe, é atualmente o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do de próstata. E alteração do estado nutricional, é muito frequente nos pacientes oncológicos. Embora a desnutrição seja relatada como frequente neste grupo específico, há poucos trabalhos quanto ao seu efeito prognóstico. A área de pesquisa e divulgação dos seus resultados, nos permite intervir de forma precoce, na melhora do quadro destes pacientes”, conclui a pesquisadora Neyara Oliveira.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade