Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • Nota Premiada
  • Nota Premiada
19 de Janeiro de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 15/10/2018 11h23.

Servidores da saúde

O médico deve ser um defensor da vida, um servidor da saúde e um promotor da medicina preventiva.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Servidores da saúde
Foto: Divulgação

No dia 18 de outubro, dia do apóstolo São Lucas, definido pelas páginas da Bíblia como o médico Lucas, comemora-se o Dia do Médico. Com emoção e alegria, dor e esperança, em suas mãos, colocamos nossa vida. Para muitos, chegar perto de um profissional da medicina é sentir dentro de si uma nova esperança.

Os médicos lutam, incansavelmente, para que possamos ter saúde. Eles formam um elo imprescindível entre doentes, enfermeiros, familiares e todos que contribuem para que a qualidade de vida seja assegurada. O médico deve ser um defensor da vida, um servidor da saúde e um promotor da medicina preventiva.

“O médico, mais que reparador do corpo, precisa ser, especialmente nestes dias difíceis e angustiados em que vivemos, um ouvinte da alma alheia. Afinal, seu consultório, é um confessionário, onde se professam sonhos, amores, dores e sofrimentos. Onde sempre se conjuga a fragilidade e a esperança. Onde se desabafa e se busca a libertação dos silêncios que oprimem” (Dr. César Oliveira).

O grande pensador Sirácidas falando sobre a missão do médico escreveu. “A ciência do médico o faz levantar a cabeça. Deus criou remédios saídos da terra e o homem ajuizado não os rejeita. Foi Ele quem deu aos homens a ciência. Por ela, o médico trata e acalma a dor. Filho, na doença roga ao Senhor e Ele te curará. Depois, dá lugar ao médico. Chega o momento em que teu restabelecimento está em suas mãos”.
Ser médico é mais do que um trabalho, é um sacerdócio, pois esse profissional da saúde cuida e trata da obra prima de Deus que é o ser humano e procura imitar a Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham Vida e Vida em abundância” (Jo 10,10). Ficamos, por isso, aliviados e mais seguros quando encontramos no médico um pouco do rosto misericordioso de Jesus.

Queremos agradecer ao nosso médico, o médico amigo, o médico da família, da empresa e de nossas organizações. Que Jesus, médico do corpo e da alma, proteja os médicos. Por isso, oremos: Senhor Jesus, iluminai os médicos para que possam atender com dedicação todos os doentes, colaborar com os colegas de profissão e promover a vida. Senhor Jesus, Médico divino, torna os médicos sempre prontos na missão de prevenir enfermidades, aliviar os sofrimentos e prolongar a vida das pessoas.

+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Crônica

Medo de férias

O motivo está ligado a uma pressão silenciosa da sociedade sobre o trabalhador. É o medo de férias.

Crônica

O mundo vai acabar?

O mundo não é definitivo. Não devemos encarar essa verdade com medo, mas com esperança e fé.

Artigo

Os Três Reis Magnos

Dizem alguns eruditos que eles pertenciam a uma ordem religiosa e eram considerados, em seu país, como sacerd...

Vídeo

Câmera registra momento em que ônibus colide em van em Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Rui garante nomeação de coordenadores pedagógicos
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram