Dia das Crianças ♻

Apaixonado pelo 'Caminhão do lixo', menino comemora aniversário com o tema e dá exemplo de consciência ambiental e cidadania

A experiência do aniversário só fez fortalecer o carinho a admiração de Arthur pelos garis e de acordo com seus pais Adriana e Andilson, a cada dia o filho os surpreende com a demonstração de tanto amor.

12/10/2018 às 16h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Atualizada às 18:32

Arthur Patrick Melo é um garotinho de 4 anos, muito esperto e inteligente e como várias crianças da sua idade gosta de brincar com jogos eletrônicos, carros de controle remoto, bonecos de super heróis e personagens de filme e desenhos animados. No entanto, sua grande paixão é o “Caminhão do Lixo”.

Quando ouve o barulho do carro passando em sua rua, Arthur sai correndo para ver o trabalho dos agentes de limpeza. Ele acha o máximo o trabalho da coleta de lixo e segundo sua mãe, a professora Adriana Melo, Arthur só vai para escola depois que vê o carro do lixo e cumprimenta os garis.

Adriana e o empresário Andilson Melo, que é pai de Arthur, não sabem explicar esse gosto do filho pelo carro da coleta de lixo. Eles contam que a admiração de Arthur é tamanha que há um ano ele vinha com a ideia fixa de comemorar o aniversário de quatro anos com esse tema. No início os pais pensaram que a ideia era fruto da imaginação fértil do garoto e logo iria passar, mas Arthur mostrou tanta vontade em realizar a festa temática, que eles logo embarcaram na ideia junto com ele.

Foto: Herbert Souza Fotografia

“Em frente a nossa casa tem um ponto de coleta de lixo. Quando Arthur vê que o carro está passando na rua ele sai gritando para ver e falar com o pessoal que está trabalhando. Até na escola, quando ele ouve o carro passando em outra rota de coleta é a mesma coisa. Ele deixa tudo que está fazendo para ver o caminhão do lixo passar. Ele tem um porta-moedas e junta as moedas de um real. Quando ele começou a dizer que queria fazer o aniversário do caminhão do lixo, toda moeda que guardava falava para mim: ‘Mamãe essa moeda é para juntar e fazer o meu bolo do caminhão do lixo’. A gente ia fazer só um bolinho mesmo, mas aí ele nos contagiou tanto com essa vontade que decidimos caprichar na festinha”, contou Adriana.

O aniversário de Arthur foi comemorado no dia 22 de setembro e as fotos da festa tiveram repercussão nas redes sociais. Nas fotos é possível ver a realização do garoto e também a felicidade dos pais em proporcionar esse momento de alegria para filho. Sobre o fato de realizar uma festa que foge dos temas infantis e sobre um trabalho que muitas vezes não é valorizado na sociedade, que é o trabalho da limpeza pública, Andilson explicou que a família entende que todas as profissões têm seu valor e é preciso haver o respeito entre todas as pessoas e diferenças. Ele e a esposa educam o filho na perspectiva cidadã, da valorização dos princípios da família e do ser humano como todo.

Foto: Herbert Souza Fotografia

“Não vimos problema algum em realizar a festa dele com esse tema. Foi o gosto dele e nós respeitamos. Assim como ele sabe que deve respeitar todas as pessoas. Não tem que existir preconceito porque as pessoas trabalham recolhendo o lixo. Os garis recolhem o lixo que nós mesmos descartamos. O que seria de nós sem eles?.Arthur nos enche de orgulho e desde cedo tem essa consciência. Também a consciência que não deve jogar o lixo na rua. Se ele chupa uma bala e não tem lixeira por perto para jogar o papel, ele segura o papel na mão até chegar em casa. Então isso é contagiante. A gente ensina, mas com certeza aprendemos muito mais com ele”, comentou em entrevista ao Acorda Cidade.

A festa

Depois que os pais abraçaram a ideia da festa do caminhão do lixo, o próximo passo foi organizar toda a montagem do aniversário, bolo, doces, salgados e o mais difícil que foi a ornamentação.

Foto: Herbert Souza Fotografia

Adriana fez uma verdadeira peregrinação pelas casas de festa da cidade e quase nada encontrou relacionado ao tema. O jeito foi colocar a mão na massa, usar a criatividade e fazer quase todos os enfeites. Para isso ela contou com a ajuda de amigos e de várias tias de Arthur. No dia do aniversário, a maioria dos convidados não sabia o tema da festa e foi tudo uma grande surpresa para todos.

“Eu não encontrava nada relacionado ao tema e fui pesquisando, montando umas artes e eu mesma criando. Não fizemos a festa por fazer. Desenvolvemos o tema com o foco na coleta seletiva, na consciência ambiental e eu consegui trabalhar vários aspectos na decoração. Fiz as plaquinhas de conscientização e uma mesa só de brinquedos com materiais recicláveis. Os convidados se surpreenderam e todo mundo gostou muito”, disse.

E quem mais gostou de da festa sem dúvida nenhuma foi o aniversariante. Vestido de gari, com direito a luvas, botas e até caminhão do lixo como caixa presente ele curtiu o momento ao máximo. Para os pais, a grande realização foi ver o filho feliz e poder transmitir para outras pessoas a mensagem de como é importante amar e respeitar o próximo.

Passada a festa, Arthur não esquece a admiração que tem pelos profissionais que fazem a coleta de lixo. Agora ele não quer tirar as botas que usou no aniversário dos pés e exibe os brinquedos que ganhou, os que mais gostou , é claro. Um carro de brinquedo do caminhão do lixo e outro carro feito em feltro também representando o caminhão da coleta de lixo. Tem ainda um boneco feito em feltro que lhe representa e está devidamente vestido com a roupa de gari.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

A experiência do aniversário só fez fortalecer o carinho a admiração de Arthur pelos garis e de acordo com seus pais Adriana e Andilson, a cada dia o filho os surpreende com a demonstração de tanto amor.

“Depois dele a gente cresceu muito como pessoa e também como família. A importância de estar junto e de um abraço. Coisas simples que às vezes até esquecíamos. Quando estamos juntos ele fala: ‘Mãe, eu, você e meu pai somos uma família e família tem que ficar sempre junta’. Isso é lindo e a cada dia nos transforma para melhor”, acrescentou.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade