Acorda Cidade - Dilton Coutinho

  • governo 1
  • GOVERNO 2
25 de Junho de 2019
Dólar: R$ 3,84 Euro: R$ 4,39
-17º -17º Feira de Santana
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 08/10/2018 13h40.

Missão do professor

O professor é personagem indispensável na formação humana das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra

A sugestão de celebrar o Dia do Professor, no dia 15 de outubro, nasceu de uma iniciativa da Associação dos Professores Católicos do Rio de Janeiro. Naquele dia, apresentava-se nas escolas, a figura do Pe. Anchieta como o primeiro mestre do Brasil. A idéia foi aceita, e difundiu-se em todo País.

O PROFESSOR é personagem indispensável na formação humana das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ele sabe que sua missão não consiste, apenas, em transmitir conhecimentos, mas, principalmente, ensinar ao aluno estudar, valorizar o ensino e ajudá-lo a descobrir os caminhos da verdadeira cidadania e dos valores humanos, éticos, sociais e religiosos.

A MISSÃO do professor é de formar pessoas cultas, maduras, responsáveis, capazes de enfrentar, com acerto, as situações novas, variadas e complexas do mundo atual. É formar cidadãos realizados, seguros de si e úteis à sociedade. O professor é o encarregado de transmitir a herança cultural, enriquecida pela experiência do presente, às novas gerações.

A ESCOLA é uma oficina onde se lapida a inteligência e se forja a personalidade e o caráter duma pessoa. É o laboratório onde se processa a constituição de um novo mundo, transmitindo aos alunos conhecimentos técnicos, atitudes sociais, valores de civilização, que constituem o patrimônio cultural duma pessoa. A escola e o professor são as fontes mais seguras da distribuição do saber.

PORTANDO, o professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã. Para cumprir bem essa missão o professor deve ser exemplar, coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, estável emocionalmente, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus. Diante dessa missão compreende-se melhor a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.

NESSE 15 de outubro, queremos parabenizar aquele professor responsável, o verdadeiro educador, que é exemplo de moral e bom comportamento. O professor que, com sua conduta, demonstra ser um profissional consciente da sua nobre missão. Professor que, no ato de ensinar, aprende, no ato de aprender se modifica, no ato de se modificar, serve, no ato de servir, se assemelha a Jesus que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).

+Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Crônica

O grande milagre

Em 1264, o Papa Urbano IV, tornou a festa do Corpo de Cristo, uma festa universal.

Artigo

Necessidade do namoro

Em muitos países, a data é celebrada no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o santo que realizava mui...

Artigo

Respeite a natureza

Gostaríamos que o dia servisse para uma reflexão séria sobre nosso papel diante do meio em que vivemos.

Vídeo

Senado Aprova (10 a 14 de junho) — O mais importante que o Senado aprovou nesta semana Veja mais Vídeos ›

Podcast

Movimento do comércio no feriado de Corpus Christi agrada lojistas e consumidores
Veja mais PodCasts ›

Facebook

Instagram